Notícias

Seminário debate desafios da política sobre álcool e outras drogas

Publicada em 27/09/2019, às 08h20

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida
Conselho Municipal sobre Álcool e outras drogas COMSAD
O Seminário marca o aniversário de 1 ano do Conselho Sobre Álcool e Outras Drogas (Comsad) (ampliar)
Flávio Almeida
Conselho Municipal sobre Álcool e outras drogas COMSAD
A programação foi realizada no Auditório Zemar Moreira Lima, na Sede da Prefeitura (ampliar)

Várias pessoas dentre profissionais da saúde, assistentes sociais, servidores públicos, representantes de entidades não governamentais e estudantes universitários estiveram no Seminário Municipal ‘Participação Social nos Avanços e Desafios da Política Sobre Álcool e Outras Drogas’.

A programação, que foi realizada no Auditório Zemar Moreira Lima, na Sede da Prefeitura Municipal de Vitória, é em comemoração a um ano do Conselho Municipal Sobre Álcool e Outras Drogas (Comsad). Ele foi criado para articular e aprovar políticas públicas e ações voltadas para a prevenção aos problemas ligados ao uso de álcool e drogas e acompanhar a fiscalização das entidades que fazem o tratamento ou outras atividades referentes à temática.

Participaram do seminário a presidente do Comsad, Daysi Koehler Behning, o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Bruno Toledo, o subsecretário Estadual de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, o delegado de polícia civil Fábio Almeida Pedroto, dentre outras autoridades.

“Esse evento é um marco para nós do Comsad. Essa área é um grande desafio e ainda temos muitos desafios como fortalecer as ações dos conselhos, além de motivar os conselhos existentes e motivar nos municípios que não existem”, apontou a presidente do Comsad, Daysi Koehler Behning.

O palestrante, delegado Fábio Almeida Pedroto, apresentou a questão das drogas por meio da perspectiva do olhar da política pública de segurança. “Trouxe um panorama sobre as drogas e a sociedade. A punibilidade daqueles que se envolvem com drogas se intensificou com o tempo, e que além de não funcionar em sua pretensão de salvar as pessoas de um mundo sem drogas, produz demasiada violência”, indicou.

Outra palestrante, Andrea Romanholi, psicóloga da rede municipal e professora universitária, falou sobre a rede de atenção psicossocial e dos avanços e desafios referente a política sobre álcool e outras drogas.

Durante a mesa “Relatos dos serviços de atenção a usuários de álcool e outras drogas de Vitória”, Elosia Alves Cassemiro deu seu depoimento contando sua história de superação com as drogas.

“Eu vim do Sul de Minas Gerais para o Espírito Santo há um ano e três meses para mudar de vida. Ao chegar fiquei em situação de rua e fui acolhida pelos equipamentos da Prefeitura Municipal de Vitória”, disse.

“Além de ter ficado em situação de rua eu sou adicta assistida pelo Caps AD. E nele fui muito bem acolhida e incentivada a estudar e mudar de vida, pois todos aqui confiam na minha capacidade. Com isso, me dediquei e passei no Ifes, um sonho que se tornou realidade. Ainda vou fazer faculdade e ser um orgulho para meus quatro filhos”, afirmou emocionada.

Todos que participaram do seminário puderam ver uma mostra de arte, no Hall do auditório, realizados pelos assistidos no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CapsI) e Escola da Vida.


Voltar ao topo da página