Notícias

Semana Nacional do Trânsito tem início nesta quarta com muitas ações em Vitória

Publicada em 17/09/2019, às 07h09 | Atualizada em 17/09/2019, às 14h17

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Setran
Educação para o trânsito
Equipe de Educação para o Trânsito vai promover várias ações educativas (ampliar)

Palestras, abordagens, formação para servidores, teatro, passeata pela paz e muito divertimento terão destaque na Semana Nacional do Trânsito, que terá início nesta quarta-feira (18) e vai até dia 25.

O tema este ano será "No trânsito, o sentido é a vida!". O evento é planejado pela Subcomissão de Educação para o Trânsito do Programa Vida no Trânsito, que conta com a participação das secretarias municipais de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Segurança Urbana (Semsu), Saúde (Semus), Educação (Seme) e Assistência Social (Semas).

Desfile

Na abertura do evento, nesta quarta-feira (18), das 13 às 15 horas, 90 alunos no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Carlita Correia Pereira participarão de um desfile na rua Sete de Setembro, no Centro Histórico.

O desfile terá como tema "Paz no Trânsito". Os pequenos percorrerão toda a rua e levarão faixas vestidos a caráter. O cuidado no dia a dia ao atravessar as vias será reforçado na oportunidade.

Pilotagem

Entre os dias 18 e 21 de setembro, numa parceria com a Moto Vena, será oferecido o curso de Pilotagem Defensiva, com apoio da Guarda Municipal de Vitória e Vila Velha, além da Polícia Militar. O treinamento ocorrerá no bolsão de estacionamento da Praça da Ciência, na Enseada do Suá, das 8 às 17 horas.

Divulgação Setran
Educação para o trânsito
Ações de conscientização também vão envolver os ciclistas (ampliar)

Formação

Na sexta-feira (20), no auditório da 1ª Igreja Batista de Vitória, das 8 às 17 horas, acontecerá o Seminário Municipal de Educação para o Trânsito "O Sentido é a Vida".

O objetivo é mostrar a realidade no trânsito de Vitória de forma a abrir um debate sobre o compromisso com a valorização da vida, focando no desenvolvimento de valores, posturas, atitudes e ações efetivas para diminuição de mortalidade no trânsito.

Os presentes receberão informações que ajudarão na prevenção de acidentes, tendo como multiplicadores os servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que poderão orientar os idosos sobre a necessidade de cuidados ao atravessar uma via, ao identificar um semáforo, uma placa de sinalização ou mesmo ao conduzir um veículo.

Serão oferecidas 120 vagas e as inscrições deverão ser feitas aqui.

Abordagens

Na segunda-feira (23), haverá abordagens, às 11 horas, no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC) e na sede da Prefeitura de Vitória.

Está prevista uma ação educativa com incentivo ao uso de equipamentos compartilhados por meio de descontos promovidos pelas empresas que operam em Vitória. Haverá ainda distribuição de brindes para os primeiros servidores que chegarem usando bike ou patinete.

Palestra

Ainda no dia 23, às 9 horas e também às 16 horas, haverá palestra na empresa de ônibus Unimar para motoristas e demais funcionários. O foco será o respeito ao idoso. A mesma palestra será realizada no dia 19 de setembro para os funcionários da empresa Tabuazeiro, às 9 horas.

Conforme dados do Programa Vida no Trânsito, em 2018, 33% dos óbitos foram com pessoas idosas, e é preciso engajar pessoas para mudar essa realidade.

Minitrânsito e oficina

Já na terça-feira (24), a partir das 8h30, no Cmei Silvanete da Silva Rosa Rocha, em Grande Vitória, haverá ação educativa com minitrânsito e oficina de viseiras.

Conscientização

Já a partir das 16h30, no bairro República, haverá trabalho de conscientização com pedestres e ciclistas. Temas como estacionamento irregular e respeito às regras de trânsito terão destaque.

Orientação e formação

Por fim, na quarta-feira (25), às 16h30, na sede da Prefeitura, em comemoração ao Dia Nacional do Trânsito, haverá orientação sobre uso adequado de espaços compartilhados para motoristas e respeito aos ciclistas.

Vida

Segundo a secretária de Transportes, Trânsito e infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Nahas Amorim, o objetivo desses dias comemorativos é sensibilizar a sociedade sobre valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a valorização da vida. 

"A ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro", destacou.

Ana Elisa disse que a programação é vasta e, durante uma semana, todos terão a oportunidade de fazer uma reflexão tendo acesso a muita informação em atividades para os mais diversos públicos. 

Perdas

Segundo dados do Ministério da Saúde, morrem por ano mais de 35 mil brasileiros vítimas de acidentes. Esse número, porém, pode ser muito maior, pois são contabilizados apenas aqueles que morrem no local do acidente. 


Voltar ao topo da página