Técnicos da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) abordaram aproximadamente 5 mil pessoas, entre motoristas, pedestres, motocicletas e motociclistas, durante quatro dias durante a Semana Nacional de Trânsito em diversos pontos da capital.
O objetivo da ação é promover a conscientização e a educação para um trânsito mais ordenado, seguro e responsável. Dados do Observatório de Segurança Pública apontam que Vitória registrou uma redução de 35% no número de mortes no trânsito entre janeiro e agosto de 2025, em comparação a 2024.
Durante quatro dias, equipes das Secretarias de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) com apoio da Segurança Urbana (Semsu) fizeram abordagens e distribuíram material sobre conscientização e respeito às leis de trânsito em pontos estratégicos.
Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, a campanha nas ruas atendeu a expectativa, gerou muita reflexão sobre temas complexos e de interesse direto da sociedade.
Foram abordados assuntos como a redução de acidentes e fatalidades, a educação que promove ações concretas de prevenção de tragédias. "Tivemos amplo alcance enfatizando a importância do comportamento seguro e a plena responsabilidade no trânsito e o material distribuído serviu com um ótimo apoio", comemorou Alex Mariano.
Crianças
As ações prosseguem no dia 25 de setembro, a partir das 8 horas, quando será realizado um encontro com crianças e professores de Centros Municipais de Educação Infantil de Vitória, no auditório Zemar Moreira Lima, Palácio Municipal. A expectativa é reunir pelo menos 200 pessoas.
Haverá muita brincadeira, diversão e atividades lúdicas, quando a criançada aprenderá sobre questões relacionadas ao trânsito de maneira lúdica. Serão distribuídos material de divulgação, folhetos, cartilhas, além da apresentação de professores que abordarão o tema de maneira didática.
Também será montada a Transitolândia, um espaço educacional projetado para ensinar regras de trânsito de forma lúdica e interativa. Haverá simulação de minicidades com faixas de pedestres, placas de sinalização, semáforos funcionais e vias sinalizadas, permitindo que os pequenos vivenciem situações cotidianas como pedestres, ciclistas e condutores de veículos não motorizados.