Imprensa
Semana de Trânsito: mais de 250 motociclistas e pedestres abordados em blitz educativa
Publicada em
Por Glacieri Carraretto (gcpereiraeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

"Raramente um motociclista é parado para ouvir e aprender. Achei muito bacana esse momento". O relato é do motoboy Eduardo Correia, de 22 anos, depois de passar pela blitz educativa realizada pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), na manhã desta quinta-feira (18), na Avenida Saturnino de Brito, na Praia do Canto. A mobilização abriu a programação da corporação para a Semana Nacional do Trânsito.
Ao todo, mais de 250 pessoas, entre motociclistas, pedestres e ciclistas, participaram das atividades de simulações dos efeitos da embriaguez e de sono, brincadeira para as crianças e responsáveis, muito bate-papo sobre responsabilidades no trânsito e brindes. O evento contou com o apoio da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e da Vigilância Sanitária.
Motocicletas
Apesar de Vitória ter menos 41% das mortes de motociclistas em acidentes na cidade, o gerente de Operações de Trânsito e Fiscalização da Guarda, Marcelo Paraguassu, pontua a necessidade de dar maior atenção para esse público.
"As motocicletas têm valores mais acessíveis e usados por muitos como veículo de trabalho. Só que também são veículos que, quando se envolvem em colisões, são mais frágeis, deixando o condutor mais exposto a lesões e até mesmo a uma tragédia maior. Na capital, já tivemos 10 mortes de motociclistas este ano, número menor que em 2024, quando foram 17 vidas perdidas. No entanto, precisamos desenvolver um diálogo melhor de preservação da vida com esses condutores", descreve Paraguassu.
O instalador de rede de internet, Amaral Souza Landeira, disse que se impressionou com a experiência. "Não tinha noção do impacto da bebida ou do sono na visão de um motorista. É um perigo e aqui a gente pode ver sem correr risco, só reforçando que o quanto errado é fazer isso no trânsito", contou.
Programação
A blitz educativa faz parte das 26 ações programadas pela Guarda de Vitória durante a Semana Nacional de Trânsito, que segue até o dia 25 de setembro, com o tema "Desacelere, seu bem maior é a vida".
A programação inclui uma série de ações educativas em escolas e espaços públicos, realizadas pela equipe da Gerência de Formação e Atenção Psicossocial (Gfap). Somente em 2025, mais de 11 mil pessoas já foram alcançadas por esse perfil de abordagem educativa, que aposta em palestras, dinâmicas e orientações diretas para transformar comportamentos no trânsito.
Blitze
No eixo da fiscalização, as blitze da GCMV estarão concentradas em áreas de grande fluxo de veículos, reforçando o cumprimento das regras de trânsito. Até agosto de 2025, a Guarda já havia realizado 143 pontos de fiscalização, com operações voltadas para diferentes temas: segurança escolar, alcoolemia, motos barulhentas, transporte irregular e velocidade. Todas as iniciativas têm como foco chamar a atenção dos condutores para a responsabilidade no trânsito.
Segundo o gerente de Operações de Trânsito e Fiscalização da Guarda, Marcelo Paraguassu, a combinação de ações educativas e fiscalização é o caminho mais eficaz para reduzir acidentes. "O trânsito é feito por pessoas. Quando orientamos de forma acessível e mostramos as consequências de comportamentos de risco, conseguimos transformar atitudes. Mas também precisamos fiscalizar para retirar de circulação condutores e veículos irregulares que colocam vidas em perigo. Essa soma é o que garante resultados", destacou.
O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, ressaltou que os números recentes confirmam a importância da política integrada de segurança viária. "Vitória reduziu em 35% o número de mortes no trânsito no primeiro trimestre de 2025 em relação ao ano passado. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, mas reforça a necessidade de continuar investindo em fiscalização, tecnologia e educação. A Semana Nacional de Trânsito é um momento de mobilização, e queremos que cada cidadão reflita sobre sua responsabilidade nas ruas e avenidas", afirmou.

