Notícias

Saúde na Escola: adolescentes são conscientizados sobre gravidez e ISTs

Publicada em 22/10/2019, às 06h02 | Atualizada em 22/10/2019, às 16h22

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo SECOM
Gestante
Adolescentes serão conscientizadas sobre a prevenção à gravidez precoce

As unidades da rede municipal de ensino vão sediar a "Semana de Saúde do Adolescente na Escola", que é uma ação das secretarias de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), de Saúde (Semus), de Educação (Seme), de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e de Assistência Social (Semas) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Estudantes de mais de 50 escolas vão participar de atividades educacionais relacionadas à importância da prevenção da gravidez, das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e do HIV/Aids na adolescência.

Haverá exposição dialogada sobre direitos sexuais e reprodutivos dos adolescentes, dinâmicas de perguntas e respostas, roda de conversa sobre prevenção da gravidez e de ISTs na adolescência e oficina de sexualidade.

"Durante esta semana as equipes de Saúde e Educação desenvolverão ações integradas com ênfase nessa temática, objetivando informar e desenvolver ações de prevenção à saúde envolvendo os estudantes, professores e funcionários. O acesso à informação é fundamental para que as pessoas façam escolhas saudáveis de vida", disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Ação intersetorial

Para marcar a "Semana de Saúde do Adolescente na Escola", os territórios das unidades de saúde de Santo André e Ilha das Caeiras, em parceria com as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Maria José Costa Morais, Tancredo de Almeida Neves, Eliane Rodrigues dos Santos, Francisco Lacerda de Aguiar e José Lemos de Miranda, vão realizar uma ação intersetorial nesta quarta-feira (23), a partir das 13h30, na quadra de esportes do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Grande São Pedro.

Programação

13h - Acolhimento dos adolescentes

14h- Abertura oficial com a apresentação cultural

14h30h:
Roda de conversa com apresentação de documentário acerca do tema "Gravidez na Adolescência"
Local: auditório da US Santo André

Roda de conversa sobre Projeto de Vida
Local: CEU

Bate-papo sobre ISTs
Local: CEU

Parceria

Vitória, desde 2017, é uma das dez capitais brasileiras que fazem parte da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU – Unicef), que é uma iniciativa para promover os direitos das crianças e adolescentes mais afetados pelas desigualdades sociais.

É implementada em cooperação com o governo municipal e estadual por meio da articulação de diferentes ações em torno de agendas prioritárias comuns. Uma delas é a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos dos adolescentes.

Cidade Educadora

A programação integra as ações que levaram Vitória a ser, até 2020, sede da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), que trabalha para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais, tomando consciência e reforçando o potencial educador das atuações e programas de saúde, meio ambiente, urbanismo, mobilidade, cultura e desporto.

O Comitê Gestor Intersetorial Vitória Cidade Educadora reúne representantes de várias secretarias municipais com o objetivo de monitorar e acompanhar as políticas públicas municipais no assunto.

"Vitória, como sede da rede brasileira, tem sido reconhecida internacionalmente pelas ações desenvolvidas em diversas áreas. E nosso objetivo é trabalhar para fortalecer e aprimorar programas em todas os setores do município", aponta Mateus Mussa, secretário da Seges.


Voltar ao topo da página