Notícias

Saúde e dignidade: pacientes de Vitória terão mais nove vans para transporte

Publicada em 31/05/2023, às 14h50 | Atualizada em 31/05/2023, às 14h54

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Leonardo Duarte
Entrega de nove novas vans para a Secretaria de Saúde

A Prefeitura de Vitória vem investindo cada vez mais na saúde dos munícipes, garantindo um atendimento mais humanizado e de qualidade aos moradores. Na manhã desta quarta-feira (31), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, juntamente com a secretária de Saúde em exercício, Magda Lamborghini, a subsecretária de Assistência em Saúde, Fabrícia Forza, lideranças locais, vereadores, entre outros, realizaram a entrega de nove novas vans, na praça de Itararé.

"Mais um avanço na saúde do nosso município. Estamos entregando nove veículos para transporte sanitário da cidade de Vitória. Isso representa mais agilidade, rapidez no atendimento à saúde e vai somar às cinco ambulâncias que entregamos recentemente. São todos veículos equipados, preparados e de primeira qualidade. É  um salto de qualidade significativo, renovando e ampliando a frota, para que o cidadão tenha, de fato, respeito, dignidade e cidadania e, principalmente, um atendimento de qualidade que ele merece", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.  

Os novos veículos proporcionarão mais conforto, agilidade, atendimento de excelência e segurança para os pacientes que estão em tratamento na capital.

"É uma alegria enorme fazer mais uma grande entrega para os nossos usuários. Sempre me emociono porque sei da importância do serviço para cada cidadão. O nosso objetivo é melhor assistir aos nossos munícipes. Hoje, realizamos uma média de 4.500 remoções por mês. Com essa ampliação da frota, conseguiremos ampliar para até 6 mil. E tudo isso só é possível pois contamos com o apoio incondicional do prefeito e à política de gastos que ele implantou, cortando os gastos desnecessários para investir onde mais precisa", falou a secretária de Saúde em exercício.

Com investimento de R$ 2,89 milhões, em recursos próprios, foram adquiridos nove novos veículos, sendo cinco vans adaptadas e quatro vans básicas.

Os veículos serão utilizados para transportar pacientes para realização de procedimentos de caráter eletivo, regulados e agendados, sem urgência, em situações previsíveis de atenção programada para estabelecimentos vinculados ao SUS, no próprio município de residência ou em outro município nas regiões de saúde de referência.

Leonardo Duarte
Entrega de nove novas vans para a Secretaria de Saúde
José Luiz de Castro Freitas (ampliar)

Quem comemorou a entrega dos novos veículos foi o morador de Jardim da Penha, José Luiz de Castro Freitas. Ele faz hemodiálise três vezes por semana e é usuário do transporte sanitário há dois anos e meio.

"Essa nova frota vai trazer mais dignidade, mais cuidado, mais amor para nós que somos pacientes e que dependemos do serviço. O prefeito tem sido muito generoso em cuidar de nós, trazendo a nova frota das vans e também das ambulâncias. Esse veículos vão trazer para a gente mais qualidade de vida e também tranquilidade para fazermos o tratamento toda semana", disse.

As vans realizam remoções de pacientes em tratamentos ambulatoriais (fisioterapias, câmara hiperbárica, consultas e exames); tratamentos contínuos (Hemodiálise, quimioterapia e radioterapia); transporte de alta hospitalar dentro e fora do município; atendimentos de urgência (das Unidades de Saúde direcionados aos PAs e Hospitais de Referência) e internações compulsórias.

São realizadas 13 rotas diárias, que resultam na remoção de uma média de 4.500 pacientes por mês. As solicitações das remoções são feitas por profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio do sistema informatizado municipal Rede Bem Estar (RBE), são recebidas pela equipe da Central de Transporte Sanitário (CTS), onde são reguladas e, posteriormente, é feita a organização para a assistência.

Ambulâncias

Em abril, o município adquiriu cinco novas ambulâncias, com investimento de R$ 1,4 milhão, em recursos próprios. Com isso, a população passa a contar com nove ambulâncias.

Leonardo Duarte
Entrega de nove novas vans para a Secretaria de Saúde

Os veículos foram destinados aos Prontos Atendimentos de São Pedro e Praia do Suá e também à Central de Transportes Sanitários (CTS), para atender os pacientes que apresentam grau de dependência física, como acamados, cadeirantes, com mobilidade reduzida e impossibilidade de acesso aos transportes coletivos.

Os carros são utilizados no transporte sanitário dos pacientes (remoção domicílio para Unidade de Saúde, transferência Unidade de Saúde para o pronto atendimento, pedidos de alta hospitalar, remoção para exames de média e alta complexidade e terapias de reabilitação).

Para solicitar remoção, é necessário que o usuário e/ou familiar entre em contato com a unidade de saúde com dois dias úteis de antecedência.

Equipamentos

Pensando no bem-estar dos profissionais de saúde e na melhoria da qualidade assistencial aos munícipes, a Semus está reestruturando todos os serviços da rede municipal de saúde. Foram adquiridos 3.029 itens, como 50 balanças pediátricas, 50 balanças eletrônicas, 50, poltronas hospitalares, 50 cadeiras de rodas pediátricas, 50 cadeiras de banho para idosos, 10 cadeiras de banho infantis, cinco cadeiras de banho para obesos e 100 suportes de soro, além de 1.900 computadores, 550 tablets, 200 notebooks, 40 televisores para chamada nas Unidades e 314 aparelhos de ar condicionado.

Entrega de nove vans para a Secretaria de Saúde

Voltar ao topo da página