A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destacou a importância da Vigilância em Saúde como ferramenta para melhorar a qualidade de vida da população. (ampliar)
Dezenas de profissionais de diversas áreas da Saúde se reuniram, nesta terça-feira (2), no auditório da PMV para a I Mostra de Vigilância em Saúde de Vitória: IntegrAVida - Cuidar, Prevenir, Integrar. O evento, realizado ao longo de todo o dia, tem o objetivo de divulgar experiências, pesquisas e ações desenvolvidas no campo da vigilância em saúde, incentivando a troca de conhecimentos entre profissionais, gestores, pesquisadores, estudantes e a comunidade.
Durante a abertura da Mostra, a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destacou a importância da Vigilância em Saúde como ferramenta para melhorar a qualidade de vida da população. "Este evento é um marco importante para a nossa comunidade, pois demonstra nosso compromisso com a promoção da saúde e prevenção de doenças. Destaco também a importância da colaboração entre os profissionais de saúde, gestores e comunidade para enfrentar os desafios em saúde. Juntos, podemos construir um futuro mais saudável e garantir que todos tenham acesso a serviços de saúde de qualidade", afirmou.
O subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), Orlei Cardoso, ressaltou a importância do evento para fortalecer as ações da Vigilância em Saúde na promoção da saúde pública perante a sociedade. "A Vigilância em Saúde tem uma infinidade de ações realizadas, e eventos como esses são importantes para demonstrar para a comunidade e demais profissionais de saúde a dimensão das ações realizadas pelas equipes da Vigilância", explicou.
A gerente de Vigilância em Saúde de Vitória, Geane Sobral, destacou a importância dos profissionais da Vigilância tanto para a realização do evento como para a promoção da saúde pública no município. "Essa Mostra vai para além de jogar luz para os trabalhos que a gente produz todos os dias na Vigilância: ela também vem para fortalecer esse sistema imprescindível à vida e para nos integrar, para mostrar que nosso trabalho é o indutor das políticas públicas de saúde", afirmou.
Programação
Pela manhã os participantes puderam assistir a palestra "Saúde Única em foco: da teoria à prática na Vigilância em Saúde", apresentada pela médica Veterinária e Mestre em Epidemiologia, Virgínia Emerich. Já à tarde, foi a vez da palestra "Integração das Vigilâncias e Saúde Única", com o psicólogo e Mestre em Saúde Coletiva, Cláudio Medeiros.
A iniciativa recebeu 50 trabalhos de diversos municípios. Dentre eles, 15 foram selecionados para apresentações orais, distribuídas em cinco blocos de exposição ao longo dia.