Notícias

Sarau "Viva Zumbi" na Biblioteca homenageia herói negro por meio da literatura

Publicada em 25/11/2019, às 14h55

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Suely Bispo
Atriz e poeta Suely Bispo vai apresentar a história de Zumbi e do Quilombo dos Palmares

O Sarau "Viva Zumbi" vai relembrar e homenagear o herói da resistência negra Zumbi dos Palmares nesta quinta-feira (28), a partir das 19 horas, na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, espaço cultural da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

O evento tem entrada franca e faz parte da programação do mês da consciência negra do local, por meio do projeto Viagem pela Literatura.

No sarau, a atriz e poeta Suely Bispo vai apresentar a história de Zumbi e do Quilombo dos Palmares por meio de expressivos nomes da literatura afrobrasileira, como Castro Alves, Solano Trindade, Oliveira Silveira, Abdias Nascimento, Éle Semog e Antônio Heliton de Santana.

Bispo explica que a ideia é traçar um histórico da presença heroica de Zumbi dos Palmares na literatura como símbolo da resistência, com poesia e música referentes ao tema. 

Dia da Consciência Negra

O Sarau Poético "Viva Zumbi" ocorre para celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), data que faz referência ao dia da morte do líder, que ocorreu em 1695. Atualmente, a data tem o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.

Serviço
Sarau Poético Viva Zumbi com a poeta e atriz Suely Bispo
Quando: 28 de novembro (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Onde: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim – Rua Muniz Freire, 23 – Centro
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

Voltar ao topo da página