Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Sábado (1º) é dia de mutirão de ultrassonografia em Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Elizabeth Nader
Exames especializados no Hospital Santa Rita

Apenas quatro dias após anunciar a ampliação da oferta de ultrassonografias, a Prefeitura de Vitória já prepara um mutirão para essa especialidade neste sábado (1º), na Clínica Multimagem Diagnóstico. Serão realizados 300 exames de ultrassonografia de mama, articulações e transvaginal, para munícipes previamente agendados pela Central de Regulação do Município, de acordo com a prioridade clínica de cada paciente.

Os moradores que participarão do mutirão já foram comunicados sobre seus agendamentos por meio dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O principal objetivo dessa ação é agilizar o atendimento, reduzindo o tempo de espera e o número de pacientes aguardando esses exames.

"A Secretaria de Saúde de Vitória tem trabalhado incansavelmente para que os serviços de saúde sejam acessíveis e eficientes. É importante destacar que Vitória já alcançou um índice de 91,58% de especialidades agendadas com tempo menor que 100 dias, o que demonstra nosso compromisso em melhorar o acesso à saúde de qualidade para todos. Todo o nosso trabalho de redução das filas de espera está alinhado com o Enunciado 93 do Conselho Nacional de Justiça, que destaca a importância de garantir o acesso à saúde como um direito fundamental", afirmou a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

Ampliação

Vitória ampliou em 173% a oferta de ultrassonografias, passando de 28.224 para 77.141 exames por ano. Entre os 30 tipos de ultrassonografia oferecidos, pela primeira vez, o município disponibilizará a ultrassonografia morfológica, exame realizado no segundo trimestre da gravidez, fundamental para avaliar o desenvolvimento do bebê, identificar possíveis complicações na gestação, diagnosticar precocemente síndromes e malformações, e contribuir para a redução da mortalidade infantil.