Notícias

Revitalização do Centro: ações movimentam e trazem nova vida à região

Publicada em 14/04/2015, às 15h59 | Atualizada em 17/04/2015, às 18h24

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Danielly Campos e Leonardo Vais


André Sobral
Casarão Cerqueira Lima
Casarão Cerqueira Lima foi reformado e passou a sediar o gabinete do prefeito no Centro
Carlos Antolini
Fachada da Casa Porto
Casa Porto das Artes Plásticas recebe exposições e movimenta cenário cultural do Centro

O Centro de Vitória é uma das áreas mais belas e tradicionais de Vitória. A região concentra boa parte da história da capital, com seus casarios antigos, praças tradicionais e o parque mais antigo da cidade: o Parque Moscoso. Sabendo da importância do lugar para a cidade, a Prefeitura de Vitória intensifica e acelera o processo de valorização e revitalização do Centro em diversas áreas.

"O Centro de Vitória vive um momento especial e tem na intensa movimentação cultural um de seus alicerces mais potentes. O Carnaval e a Virada Cultural levaram, juntos, mais de 60 mil pessoas à região, com amplo envolvimento da comunidade e nenhum registro de violência. Espaços como a Casa Porto das Artes Plásticas, o Casarão Cerqueira Lima e a Fafi, que será reformada neste ano, também contribuem de modo significativo para redesenhar o Centro, tornando a revitalização uma realidade cada vez mais presente no cotidiano de moradores e visitantes", disse a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas.

Casarão Cerqueira Lima

Desde julho de 2014, o Casarão Cerqueira Lima reabriu as portas como espaço voltado para preservação da memória da cultura capixaba, além de ser a sede do Gabinete do Centro, onde o prefeito Luciano Rezende se reúne com lideranças e gestores municipais.

A mostra fixa "Elmo Elton, o colecionador", que reúne parte do mobiliário do escritor, poeta e jornalista, marcou a abertura do espaço expositivo. Atualmente em cartaz, "Barro, Casca e Fumaça - As Faces Por Trás das Paneleiras" reúne as fotografias de Mauro Schauffert, sobre o ofício das paneleiras de Goiabeiras.

Casa Porto das Artes Plásticas

Depois de cinco anos fechada para reforma, a Casa Porto das Artes Plásticas foi entregue aos cidadãos em maio de 2014, com a exposição "Dos Salões à Bienal do Mar", que fazia um recorte histórico da trajetória das Bienais (antigo Salão do Mar), por meio do trabalho de 12 artistas. Na sequência, "O Caminho do Meio", do artista Hélio Coelho, foi o destaque do espaço. Até o dia 31 de abril, o espaço será sede dos artistas Fredone e Romilda Patez, dentro do projeto "Residência Artística". A partir de maio, o local vai receber a Mostra Internacional de Gravura, com trabalhos de cinco países. 

Para melhorar o visual dessa edificação histórica, os fios elétricos que ficavam em frente à Casa Porto foram remanejados. "Esse é um passo importante para a revitalização do Centro. Com o remanejamento dos fios, eles não vão atrapalhar a visão de alguns prédios históricos. A Casa Porto é a primeira edificação. Temos a intenção de fazer o mesmo com outras edificações importantes na região. As negociações estão acontecendo com a EDP Escelsa para avançarmos nesse sentido", explicou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

Fafi

Localizada no coração do Centro Histórico, a Fafi passou a ser reconhecida como escola técnica de teatro, dança e música e a emitir o certificado com o registro profissional para os seus alunos. Uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Vitória vai marcar a recuperação e a ampliação de todo o prédio, cujas obras estão previstas para ter início no primeiro semestre de 2015. Veja a matéria.

Virada Cultural

Vinte e quatro horas de cultura. Essa foi a proposta do Viradão Vitória, que reuniu mais de 30 mil pessoas no Centro Histórico em setembro de 2014. Teatro, dança, música, intervenção urbana, cinema, entre outras atrações, agitaram a região, com destaque para o pop rock do cantor Gustavo Mackaco, a nova MPB da cantora Céu, os filmes e longas do Vitória Cine Vídeo, o samba do grupo 522 e os clássicos de Zeca Baleiro.

André Sobral
Viradão Vitória - Show Zeca Baleiro
Viradão Vitória levou milhares de pessoas para curtir atrações no Centro
Yuri Barichivich
Muro Arte é Nossa
Intervenções culturais do projeto A Arte é Nossa deu vida a muros do Centro

Recuperação das escadarias do Palácio Anchieta

As estátuas da escadaria Bárbara Lindenberg, que dão acesso ao Palácio Anchieta, foram restauradas em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e o Instituto Sincades. As seis esculturas em mármore carrara que ambientam a escadaria foram projetadas pelo engenheiro francês Justin Norbert e construídas em estilo eclético com inspiração neoclássica.

A Arte é Nossa

Democratizar o acesso à arte, tornando a cidade uma grande galeria. Assim é o projeto "A Arte é Nossa", que, entre as várias intervenções realizadas em vários pontos da cidade, fez três no Centro de Vitória: o Bonde da História, no muro do estacionamento do Ministério Público, onde foi reproduzido em arte relevo um caminho fictício que apresenta várias edificações históricas da cidade; um painel em homenagem ao Dia da Cultura, na Fafi; e o grafite Cardume de Peixes, no muro da Faculdade de Música do Espírito Santo.

Carnaval do Centro

Uma das festas mais tradicionais do país ganha charme especial em Vitória. Com programação voltada para os carnavais antigos, privilegiando o samba e as marchinhas, o Carnaval do Centro se consolida cada dia mais como uma alternativa para o público.

Mucane

Com o objetivo de reforçar cada vez mais a importância da cultura negra, o Museu Capixaba do Negro (Mucane) tem uma programação intensa com exposições, cursos na área de teatro, dança e música, entre outras modalidades, além de palestras e bate-papos. Entre os destaques, estão: exposição “Todas as Faces de Maria”, um sucesso de público; o evento Feira Criola; e a mostra de filmes Cinegro. Atualmente em cartaz, a exposição "Orisun Asa" fala sobre a importância da cultura por meio da filatelia.

Teatro Glória

O Centro Cultural Sesc Glória reabriu as suas portas para o público em setembro de 2014. Uma das edificações históricas mais belas da cidade, o local foi inaugurado após um período em que ficou fechado para restauração. Primeiro edifício construído com cinco andares da capital, na década de 20, o empreendimento movimenta o cenário cultural e artístico do Centro.

Posto avançado 24 horas da Guarda

A segurança também integra as ações de revitalização do Centro. Em outubro, o local ganhou o posto avançado 24 horas da Guarda Civil Municipal. O espaço funciona na rua Caramuru, nº10. Ele é a base operacional de 10 agentes de proteção comunitária e 14 agentes de trânsito, por turno.

O Centro ainda conta com 47 câmeras de videomonitoramento. Os equipamentos ajudam os agentes a monitorar pontos estratégicos dessa e também de outras regiões de Vitória. 

Ciclovia e ciclofaixa do Centro

Vitória caminha para se tornar a capital brasileira da bicicleta. Em fevereiro deste ano, foi inaugurada a ciclovia do Cais do Porto, no Centro. Com aproximadamente 800 metros, a ciclovia percorre toda a extensão da calçada alta do Porto de Vitória, entre as avenidas Elias Miguel e Getúlio Vargas. O equipamento permite interligar a ciclovia da Vila Rubim à calçada compartilhada do Horto Mercado, na Enseada do Suá.

Além disso, aos domingos e feriados, os moradores contam com a Rua de Lazer, na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, entre as ruas Marcelino Duarte e Desembargador José Vicente, no sentido Centro-Praia do Canto, das 7 às 13 horas. A ciclofaixa é a outra opção de lazer e esporte aos domingos e feriados. A faixa exclusiva para bicicletas funciona das 7 às 15 horas e liga o final da praia de Camburi ao Tancredão. 

Parquímetros

Visando democratizar o uso das vagas no Centro, o estacionamento rotativo foi implantado em vias como Graciano Neves, do Rosário e Sete de Setembro. No Centro, o horário para estacionar é das 8 às 18 horas, de segunda a sexta, e das 8 às 14 horas, aos sábados. Os valores variam de R$ 1 a R$ 3, de acordo com o tempo em que o motorista pretende permanecer na vaga, que pode ser de 30 minutos a 3 horas.

Estacionamento liberado

Com a proposta de ajudar no projeto de revitalização do Centro Histórico e também de facilitar a vida de quem gosta de curtir as opções de lazer e cultura na região à noite, uma das faixas das avenidas Jerônimo Monteiro e Princesa Isabel e da rua Graciano Neves são liberadas para estacionamento de carros das 21 até as 5 horas.

A faixa esquerda da Jerônimo Monteiro e da Graciano Neves, bem como o lado direito da Princesa Isabel, nos dois sentidos, ficam disponíveis para os veículos pararem diariamente.

Wi-fi livre

Cidadãos e turistas podem acessar, de seus aparelhos celulares ou tabletes, a internet de forma gratuita em alguns pontos de wi-fi livre que estão em funcionamento no Centro, como na Escola da Ciência-Física, no Parque Moscoso; Casarão Cerqueira Lima; e praças João Clímaco e Costa Pereira. O projeto Vitória Online visa ampliar o acesso à internet e tem como principal objetivo promover a inclusão social.

Padronização de fachadas

A poluição visual provocada por letreiros de estabelecimentos comerciais na região central de Vitória está com os dias contados. A lei prevê o ordenamento e a padronização das placas de publicidade, uma simplificação nas regras e uma fiscalização mais eficaz.

Ele determina, ainda, um letreiro por estabelecimento e proíbe painéis e outdoor na região. Já os imóveis tombados ou de interesse de preservação terão atenção especial, sendo permitido colocar placas comerciais apenas nos vãos das portas e, somente nesses casos, mais de um letreiro.

Matéria relacionada

Nova iluminação na cidade valoriza espaços e traz mais segurança

André Sobral
Posto Avançado da Guarda Civil Municipal no Centro de Vitória
Posto avançado da Guarda Municipal no Centro trouxe mais segurança à região
Yuri Barichivich
Ciclovia do Centro
Ciclofaixa do Centro integra a ampliação da malha cicloviária da capital

Voltar ao topo da página