Estudantes da EJA de Vitória participaram de atividade noturna sobre os projetos Água e Praia Limpa no CEA da Mata Paludosa.
Na noite desta quarta-feira (24), o Refúgio da Vida Silvestre (Revis) da Mata Paludosa recebe uma atividade com 65 alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adevalni S. Ferreira de Azevedo (Asfa). A ação que integra os projetos Água e Praia Limpa, terá início às 19h, no auditório do Revis, oferecendo uma experiência educativa inovadora e imersiva.
A atividade terá início com diálogos ambientais, nos quais serão destacados os projetos desenvolvidos pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata Paludosa, promovendo reflexões sobre os impactos da ação humana nos rios, mares, ecossistemas e na região costeira.
Em seguida, haverá uma roda de conversa, na qual os participantes compartilharão narrativas de experiências de vida relacionadas aos banhos de mar e rio, discutindo a importância do cuidado constante com a natureza para garantir uma interação saudável com os ecossistemas.
Para concluir, os alunos participarão de uma observação noturna da biodiversidade natural do Revis, contemplando a fauna e flora locais em seu ambiente natural e aprofundando a percepção sobre a riqueza e fragilidade dos ecossistemas da Mata Paludosa.
O projeto Praia Limpa dá continuidade às ações do Projeto Água, anteriormente desenvolvido pelo CEA Mata Paludosa, agora com foco também na água salgada e na biodiversidade marinha. A iniciativa oferece um processo educativo completo de educação ambiental, promovendo sensibilização e conhecimento sobre a preservação da água e de seus ecossistemas, além de incentivar práticas de cuidado e respeito com a natureza.
Segundo a coordenadora do CEA Mata Paludosa, Osnéia Péccoli, atividades como essa aproximam os estudantes da realidade ambiental local e fortalecem o senso de pertencimento e responsabilidade ambiental: "Ao vivenciar experiências diretas com a água e florestas, nossos alunos aprendem de forma concreta como podemos proteger e interagir de maneira saudável com a natureza".
A ação integra o calendário de projetos do CEA Mata Paludosa.