Notícias

Restaurante Popular: parceria com Senac garantirá alimentação completa e segura

Publicada em 05/07/2024, às 17h05 | Atualizada em 05/07/2024, às 17h06

Por Eduarda Miranda (eosmjesuseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Fome zero e agricultura sustentável
  • Redução das desigualdades

Leonardo Duarte
Vitória firma parceria com o Senac para Restaurante Popular
Parceria entre Prefeitura de Vitória e Senac permitirá a oferta de uma alimentação completa e adequada para todos os usuários do restaurante popular. (ampliar)

Garantia de alimentação para todos. Nesta sexta-feira (5), foi formalizada a parceria entre a Prefeitura de Vitória e o Senac, que permitirá a oferta de uma alimentação completa e adequada para todos os usuários do restaurante popular.

A obra, localizada no bairro de Santa Maria, foi entregue em apenas 8 meses e com um investimento próprio do município de R$ 3 milhões. Com mais este equipamento, Santa Maria vem se tornando um verdadeiro complexo de cuidado para com a população, contando com saúde, segurança, alimentação e educação. 

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, comemora mais uma entrega de qualidade. "Nada disso seria possível sem a decisão do prefeito de reativar o restaurante popular desta cidade e o trabalho conjunto das secretarias para entregar um equipamento de qualidade para a população."

"Esta será uma cozinha escola, não só restaurante popular. Este espaço dará acesso e qualidade de alimentação a todos. Mais do que servir comida, buscamos servir carinho, acolhimento e direitos humanos", completa.

O prefeito da cidade, Lorenzo Pazolini, esteve presente na cerimônia acompanhado de seu secretariado e representantes das lideranças comunitárias do município. "Estamos aqui para devolver a cidade e garantir o direito à segurança alimentar, e estes princípios, por si só, já justificam qualquer tipo de investimento".

"Em um espaço tão emblemático para nossa cidade, geramos energia sustentável para aquecer os corações dos usuários. Uma obra que vai além dos recursos, mas também é sobre cuidar de vidas", comemora o prefeito. 

Leonardo Duarte
Vitória firma parceria com o Senac para Restaurante Popular
Parceria entre Prefeitura de Vitória e Senac permitirá a oferta de uma alimentação completa e adequada para todos os usuários do restaurante popular. (ampliar)

Reabertura

Em busca de certificar o acesso a refeições nutricionalmente adequadas, com preços acessíveis e diferenciados de acordo com o perfil socioeconômico do usuário, as refeições serão servidas diariamente, divididas em 1600 almoços e 500 jantares.

Durante os serviços, serão priorizados o público usuário de equipamentos da Assistência Social da cidade, de forma que a primeira hora de funcionamento será dedicada apenas a eles, e somente depois disso será aberto para o uso do público geral. 

As contratações dos funcionários também buscam priorizar dar oportunidades a pessoas em situação de vulnerabilidade social, mulheres vítimas de violência e ingressos do Sistema Prisional.

Este será um espaço de novas oportunidades de vida e de aprendizado, uma vez que também será um restaurante escola para os alunos do Senac.

Estrutura

O Restaurante Popular foi implantado em dezembro de 2005. Em 2012, foi inaugurado a sede própria na Ilha de Santa Maria e teve suas atividades interrompidas em dezembro de 2016, desde então o imóvel estava fechado. 

A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Roseane Fernandes, declarou que vibra com essa entrega, que é o reinício da reabertura do restaurante Popular.  "Cheios de alegria, a gente destaca que além da oferta de refeições saudáveis a preços acessíveis, o serviço também será um espaço de convivência", disse ela.

A reforma contemplou a reestruturação de todo o prédio com salas de administração, nutricionista e assistente social, áreas para recebimento e preparo de alimentos, depósitos, câmara fria e estoque, cozinha industrial, vestiário de funcionários e banheiros. 

As intervenções incluíram ainda itens de sustentabilidade como uso de lâmpadas de LED, utilização de torneiras de pressão com arejadores, redutores de vazão para economia de água que atendem a Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional - Losan Lei nº. 11.346/2006, na qual o restaurante enquadra-se como unidade de proteção alimentar e atende ainda a Lei Municipal 8.401/2012 - SisanVix. 


Voltar ao topo da página