Notícias
Residência Médica: realizada primeira etapa do processo seletivo na Etsus
Publicada em 28/11/2024, às 16h30 | Atualizada em 28/11/2024, às 16h32
Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
A Secretaria de Saúde de Vitória realizou, na manhã desta quinta-feira (28), a primeira etapa do Processo Seletivo do Programa Municipal de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PMRM). A prova foi aplicada no auditório da Escola Técnica do SUS (Etsus).
O número de candidatos inscritos apresentou um aumento de 239% nos últimos anos. Em 2022 foram 28 candidatos inscritos, já em 2023 foram 33 estudantes de medicina que se candidataram. Em 2024, um total de 79 candidatos concorrem às vagas para residência médica em Vitória.
"Esse aumento de 239% em relação ao ano anterior deve-se à qualidade e compromisso institucional com a formação de profissionais da saúde", disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
A diretora da Etsus, Josenan de Alcântara, pontuou a importância do Sistema Único de Saúde na Formação dos profissionais. "Com isso, nós reforçamos o papel e protagonismo do SUS na formação de profissionais com multiplicidade de competências, necessárias ao cuidado integral das pessoas e comunidades", falou
"Temos compromisso com a formação de qualidade, observando necessidades pessoais do estudante e estratégicas da população. E neste contexto a Secretaria de Saúde vem se destacando na diversidade de campos de práticas, da Atenção Primária à Saúde e Centros de Referências, bem como no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades estratégicas", falou Thais Cohen, coordenadora do PMRM.