Notícias

Rede socioassistencial de Consolação compartilha experiências em e-book

Publicada em 05/09/2019, às 11h50

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Rede socioassistencial de Consolação
E-book traz ações e experiências da rede socioassistencial de Consolação (ampliar)
Imagem divulgação
Rede socioassistencial de Consolação
Objetivo do projeto foi estimular melhores saberes e fazeres nas ações de fortalecimento de vínculos no território de Consolação (ampliar)

Uma trajetória de articulação em rede, envolvendo diferentes serviços e entidades socioassistenciais, todos voltados para a promoção da convivência e das relações comunitárias e familiares no território de Consolação. O resultado da troca de experiências e de conhecimentos e da construção conjunta de uma metodologia e das estratégias empregadas está no e-book "Escrevendo Caminhos em Rede", que será lançado na tarde desta quinta-feira (5).

Para marcar o lançamento do livro digital, que tem 80 páginas, o consultor social Ivan Ferreira fará a palestra "Bons Tratos e Fortalecimento de Vínculos". A programação será das 14 às 17 horas, no Instituto João XXIII, para todos os participantes do projeto e entidades e profissionais convidados de outros territórios.

O e-book integra o projeto Tecendo Caminhos em Rede, lançado em dezembro do ano passado. "Nosso objetivo era estimular melhores saberes e fazeres nas ações de fortalecimento de vínculos no território de Consolação que estavam enfraquecidas", diz Mônica Bolzan, assistente social do Instituto João XXIII.

O primeiro passo foi realizar uma formação sobre bons tratos, em fevereiro, para os técnicos da rede, de forma a nivelar conceitos e ferramentas para o trabalho. Em julho, uma colônia de férias envolveu crianças, jovens e idosos de Consolação, totalizando 823 pessoas compartilhando o momento de convivência, lazer, informação, prevenção e aplicação dos aprendizados sobre bons tratos.

"O e-book traz os conteúdos, as atividades colocadas em prática nos equipamentos participantes e as vivências da colônia de férias. Nosso intuito é compartilhar todo esse aprendizado com as outras redes dos outros territórios de Vitória", diz Rogerio Seiji Fukuda, coordenador do Cras Consolação.

O projeto envolveu 13 equipamentos locais: Cras Consolação, Cajun Consolação, Conselho Tutelar de Maruípe, Cajun Jaburu, Núcleo de Integração Social para Pessoa Idosa (Nispi) Jaburu, Creas Bento Ferreira, Unidade de Saúde de Consolação, Cmei Laurentina Correa Mendonça, Cmei Carlos Alberto Martilnelli, Emef Professor João Bandeira, Emef Aristóbulo Barbosa Leão, Instituto João XXIII e Instituto Sarça.

Além disso, foi viabilizado em parceria com empresas como EDP e Vale e organizações como Concav e o Fundo Para Infância e Adolescência (FIA).


Voltar ao topo da página