A Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme), realizou, na noite desta segunda-feira (22), a cerimônia da 2ª edição do Prêmio Educar para Vitória, uma celebração em reconhecimento ao trabalho de professores, pedagogos e diretores escolares da rede municipal. O prêmio tem como objetivo reafirmar o compromisso da capital com uma educação pública de qualidade, que valoriza as práticas pedagógicas e os profissionais responsáveis pelos avanços conquistados na alfabetização.
Os índices alcançados pela rede municipal são motivo de orgulho: Vitória saiu de 28% de crianças alfabetizadas em 2021 para 73,2% em 2024, de acordo com o Indicador Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC). O município ocupa hoje a posição de 2ª capital que mais alfabetiza no Brasil, consolidando-se como referência nacional.
As conquistas são fruto das ações do Programa Educar para Vitória, estruturado em três grandes eixos: assessorias pedagógicas, formação continuada de profissionais e monitoramento das aprendizagens, por meio do sistema de avaliação Avaliar Vitória.
O prefeito Lorenzo Pazolini esteve no evento e destacou o trabalho realizado por cada servidor. "Temos muitos motivos para celebrar, mas a alfabetização de nossas crianças é a prova de que estamos construindo uma cidade mais justa, com igualdade e futuro para todos. Que alegria é ver os nossos pequenos sendo preparados por pessoas que amam o que fazem e que transformam vidas. Parabéns!", disse.
Leonardo Duarte
Prêmio Educar para Vitória.
A secretária de Educação Juliana Rohsner reconheceu a dedicação e o trabalho feito a muitas mãos para que a educação de Vitória continue avançando. "O sucesso na alfabetização é a certeza de que estamos garantindo futuro para nossas crianças. Essa vitória é de todos nós, da rede que acredita, cuida e muda vidas em todos os nossos territórios", destacou.
Reconhecimento
Durante a cerimônia, foram homenageados 26 professores de turmas do 2º e 5º ano, 26 pedagogos e 20 diretores escolares, que receberam menção honrosa publicada no Diário Oficial do Município. Eles levaram para casa um troféu e um certificado pelo trabalho referência realizado na alfabetização em Vitória.