Notícias

Recomeço e dignidade: famílias de Vitória recebem apartamentos no Santa Cecília

Publicada em 30/04/2022, às 13h15 | Atualizada em 02/05/2022, às 16h55

Por Brunella França, com edição de Brunella França

Com a colaboração de Felipe Mansur


  • Redução das desigualdades

Elizabeth Nader
Solenidade de entrega do Residencial Santa Cecília no Parque Moscoso
Entrega dos apartamentos do residencial Santa Cecília a 35 famílias, no Centro de Vitória (ampliar)
Elizabeth Nader
Dona Heralda com o marido na solenidade de entrega do Residencial Santa Cecília
Seu Oscarino e dona Eralda receberam as chaves da casa própria: na década de 1950, ele foi zelador do Santa Cecília (ampliar)

Localizado na tradicional esquina das avenidas República e Cleto Nunes, na região do Parque Moscoso, no Centro, o Residencial Santa Cecília foi todo reformado pela Prefeitura de Vitória e destinado a famílias de baixa renda dos bairros Piedade, Moscoso, Fonte Grande e Santa Clara, que tiveram que deixar suas casas em áreas de risco ou de interesse ambiental.

Ao todo, 35 famílias terão o Santa Cecília como novo lar, inclusive em unidades adaptadas. A entrega das obras do prédio foi realizada neste sábado (30), com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, dos secretários de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Marcelo de Oliveira, e de Obras, Gustavo Perin, além de outras autoridades municipais, vereadores e lideranças. O investimento foi de cerca de R$ 5,4 milhões.

"Para nós é uma alegria estar aqui para entregar investimentos no Centro de Vitória. Há um mês e meio, viemos dar a ordem de serviço da Escola São Vicente de Paulo, já entregamos intervenções e faremos uma grande reforma no Museu do Negro (Mucane), lançamos o edital para a reconstrução do Mercado da Capixaba. Esse é o nosso compromisso, não faltará trabalho, vontade de fazer e respeito aos moradores. Nós sabemos o quanto vocês esperaram para receber essas moradias e estamos aqui, com 1 ano e 4 meses de gestão, entregando sonhos. Só peço que vocês não abandonem o Santa Cecília, ajudem a cuidar, cuidem da área comum, do elevador, aqui é o local onde vocês irão viver e escrever uma nova história. Sejam felizes!", afirmou o prefeito.

A entrega do edifício é um marco para Vitória, em especial para o Centro. A atual gestão da cidade está requalificando a região. Entre as ações já executadas estão a reforma do Mucane e a publicação do edital para as obras de recuperação do histórico Mercado da Capixaba.

"À equipe da Sedec, da Habitação, parabéns, obrigado pelo trabalho. Precisamos reconhecer também que esta obra foi tocada pela equipe da Semob. No caminho de casa até aqui, fui revivendo o filme que nos trouxe a este momento. A perda do protagonismo no investimento de Vitória até 2020 representa o tempo que muitas famílias estão esperando para receber essa moradia. Com as mudanças e ajustes necessários, hoje, entregamos uma casa para 35 famílias. Nós te agradecemos, prefeito, por fazermos parte do seu projeto para melhorar a vida das pessoas", destacou o secretário à frente da Sedec, Marcelo de Oliveira.

Novas histórias

A história de Oscarino da Vitória, 86 anos, e Eralda Lopes da Vitória, 74 anos, reencontra o edifício Santa Cecília. Isso porque na juventude, logo após a inauguração do prédio, em 1955, o sr Oscarino trabalhou como zelador do cinema que funcionava no local.

"Trabalhei aqui dentro, era zelador, fiz a guarda. Era um cinema aqui, trabalhei um ano, depois fui pra Brasília. Morar de aluguel é muito ruim. A casa que agora é nossa é um lugar melhor, não vou mais precisar subir rua", contou o aposentado.

Dona Eralda fez questão de entrar no apartamento novo com o pé direito e não vê a hora de fazer a mudança. "A minha emoção é alegria pura, isso é benção de Deus. Faz 10 anos que estamos esperando essa chave, moramos em sete casas diferentes e hoje Jesus está me dando a chave da vitória. Estou ansiosa pra fazer a mudança, já está tudo nos conformes", revelou com um sorriso.

Quem também recebeu a chave da casa hoje foi Rosiane Lespal dos Santos, 54 anos, que trabalha como doméstica. "Foram muitos anos de luta, eu tinha até desistido, não achava que ia sair. A minha casa onde eu morava cedeu. Tem uns 16 anos que estou aguardando. É um sentimento muito grande, eu nunca esperava isso", contou emocionada.

Outra família que não via a hora de receber a chave é formada pelo casal Paulo Francisco Carvalho, 57 anos, que é auxiliar de serviços, e Maria Lúcia de Araújo, 51 anos, com o jovem Caio Henrique Araújo Carvalho, 17 anos, portador de deficiência física e mental.

"Estamos esperando desde 2005. Estou feliz porque não é qualquer um que pode ter uma casa aqui no Centro, é muito bom saber que teremos a nossa casa, nossa mesmo, que o Caio vai ter mais qualidade de vida aqui", disse o Paulo.

A mudança do lugar onde moram de aluguel em Santo Antônio já está pronta, aguardando apenas pelo dia de hoje e a entrega das chaves. "Estou muito ansiosa para trazer as nossas coisas. Ter a própria casa representa tudo. Tenho certeza que a nossa vida será muito melhor", contou.

A família Alves Meyrelles é mais uma das que vão morar no Santa Cecília. O apartamento 406 é a realização de um sonho que já durava mais de 15 anos para Jucélia, José Roberto e Robert. A conquista do novo lar é uma vitória ainda mais especial para Jucélia. Ela é deficiente visual, e subir e descer o Morro da Piedade, de onde a família se mudará, era uma dificuldade a mais em sua vida. O apartamento da jucélia é adaptado, e o Santa Cecília conta também com elevador.

Unidades

As unidades habitacionais foram distribuídas onde eram, originalmente, salas comerciais (do 2º ao 6º pavimento, com sete apartamentos por andar). No total, serão 15 unidades compostas por um quarto, sala, cozinha, área de serviço e banheiro e 20 unidades de dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro.

Na cobertura, o edifício recebeu novos reservatórios de água sobre estrutura metálica. O poço e a caixa do elevador foram modificados para atender ao modelo disponível no mercado, e o reservatório inferior foi recuperado, com a criação de acesso direto pela calçada do imóvel na avenida Cleto Nunes.

Aliston Nascimento, presidente da Associação de Moradores do Moscoso, agradeceu pela entrega feita nesta manhã. "É com imenso prazer que estamos nesse grande momento da entrega desses apartamentos. Há muitos anos estávamos esperando isso, ninguém fez. Agradeço o prefeito Lorenzo Pazolini, que está fazendo várias obras aqui no Centro. Em nome da minha comunidade, venho agradecer por mais este feito".

Também presente na solenidade, a vice-prefeita de Vitória, Estéfane Ferreira, desejou boas-vindas aos novos moradores do Santa Cecília.

"Que manhã feliz, 35 famílias contempladas que vão morar num ambiente privilegiado, com vista para o Parque Moscoso. Eu atuei aqui no policiamento ostensivo a pé e me lembro muito desse prédio. Essas famílias poderão desfrutar do Centro de Vitória e todas as melhorias que estão em curso aqui. Que sejam bem-vindas e muito felizes!"

Elizabeth Nader
Solenidade de entrega do Residencial Santa Cecília no Parque Moscoso
Entrega dos apartamentos do residencial Santa Cecília a 35 famílias, no Centro de Vitória (ampliar)
Elizabeth Nader
Solenidade de entrega do Residencial Santa Cecília no Parque Moscoso
Detalhe de um dos imóveis, entregue aos novos moradores neste sábado (30) (ampliar)

Voltar ao topo da página