Notícias

Promoção da qualidade de vida urbana em debate no Seminário de Estudo de Impacto

Publicada em 23/10/2019, às 19h36

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
1º Seminário de Instrumentos da Política Urbana Estudo de Impacto de Vizinhança
"Usar os Estudos de Impacto de Vizinhança para planejar é um dos grandes desafios para os municípios", disse especialista Rogério Palhares
Carlos Antolini
1º Seminário de Instrumentos da Política Urbana Estudo de Impacto de Vizinhança
Para o secretário Márcio Passos, o compartilhamento de informações no seminário melhorará o processo de avaliação dos estudos

A identificação dos impactos de grandes empreendimentos na cidade e ações eficazes de compensação e de mitigação aplicadas podem garantir a qualidade de vida urbana e o desenvolvimento local.

A conclusão é do doutor em Geografia Rogério Palhares, primeiro palestrante do 1º Seminário de Instrumentos da Política Urbana: Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), que aconteceu nesta quarta-feira (23), no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá.

Mais de 110 pessoas participaram do primeiro dia do evento, cujo objetivo é tornar mais eficiente a análise dos estudos, exigidos antes da aprovação de empreendimentos que causem impactos na cidade. 

O doutor entende a cidade como meio ambiente, como “a nossa natureza” sem segregação de espaços de proteção. Nesse contexto, considerando o dimensionamento dos impactos de empreendimentos (capacidade de abastecimento de água, coleta de esgoto, poluições, geração de lixo, verticalização e formação de ilhas de calor, por exemplo), os EIVs se colocam como importantes instrumentos públicos de planejamento e monitoramento.

“Usar os estudos para planejar é um dos grandes desafios para os municípios. Com eles é possível rever zoneamentos ou até mudar parâmetros urbanísticos em benefício das cidades”, afirmou Palhares.

Qualificação

O secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Márcio Passos, disse que o município acredita que o compartilhamento de informações no seminário melhorará o processo de avaliação dos estudos.

"Agradeço a toda a equipe da Sedec que organizou e trabalhou neste evento. Queremos que a cidade cresça e de desenvolva de maneira ordenada. Estamos investindo em tecnologia para facilitar a vida do cidadão e empreendedor. Trabalhando em sistemas e frentes para sermos mais eficientes. Um deles é o de aprovação de projetos on line, no qual os profissionais poderão mandar os projetos pela internet e acompanhar os processos”, afirmou Passos.

Papel

“O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon – ES) possui empresas de médio e grandes porte que contratam, com grande frequência, esses estudos de impacto. O nosso papel social da entidade não é só fazer cobranças, mas estar ao lado e fomentar o conhecimento nesses processos”, disse o diretor da Indústria Imobiliária do Sinduscon – ES, Leandro Lorezon.

O evento continua nesta quarta-feira (24), último dia de debate.

Programação 

Quarta, 24
14h – Abertura
14h30 - Painel “Procedimentos regulamentados para tramitação dos EIVs no município” com a arquiteta Letícia Epaminondas
15h20 - Coffee break
15h40 - Painel “Como definir medidas de mitigação e compensação a partir dos impactos identificados no EIV?” com a arquiteta Letícia Epaminondas
16h30 – Debate com os participantes
17h30 – Encerramento


Voltar ao topo da página