Notícias

Projeto Viagem pela Literatura completa 28 anos com programação especial

Publicada em 05/08/2022, às 13h10 | Atualizada em 05/08/2022, às 13h12

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Foto Divulgação
Programação especial começa segunda (22) e vai até sexta (26).
Programação especial começa segunda (22) e vai até sexta (26). (ampliar)

Criado com o objetivo de incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando o acesso ao livro de forma lúdica e contribuindo para a construção de cidadãos, o projeto "Viagem pela Literatura" completa, neste mês de agosto, 28 anos de existência.

Para celebrar a ocasião, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, desenvolveu uma programação com atividades diversas na sede da instituição e em vários pontos da cidade, que começam na próxima segunda-feira (8) e vão até sexta-feira (12).

"Sem dúvidas estamos em festa! Uma festa da Cultura! Saímos do aniversário de 81 anos da Biblioteca, no último mês de julho, e agora celebramos esse projeto que tanto transforma a vida das pessoas. O "Viagem pela Literatura" abraça e incentiva a cultura e a educação de forma contundente", afirmou o secretário municipal da Cultura em exercício, Tiago Benezoli.

"São atividades que ultrapassam o espaço da biblioteca e chegam a espaços alternativos, tais como praças, parques, escolas, associações de moradores, quadras de esporte, auditórios, teatros, centros comunitários, Projeto Caminhando Juntos (Cajuns) e Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Isso é riqueza de conteúdo e dinamização na forma de difundir a cultura para toda a população do município de Vitória", completou o secretário.

"O projeto "Viagem pela Literatura" chega aos 28 anos demonstrando sua eficácia a cada ano, aprimorando e inovando suas ações para promover o acesso democrático à leitura e literatura, possibilitando a participação de contadores de histórias, escritores, atores e demais profissionais na formação de uma sociedade leitora e inclusiva", declarou a bibliotecária e coordenadora do "Viagem pela Literatura", Elizete Caser.

Foto Divulgação
Programação especial começa segunda (22) e vai até sexta (26).

O início

"Inicialmente as nossas atividades, que visitaram mais de 60 bairros de Vitória, eram mensais, depois passaram a ser quinzenais e por fim semanais. Ao longo dos anos foram mais de mil apresentações com um público de mais de 150 mil participantes em atividades de contação de histórias, encontro com escritores, peças teatrais baseadas em livros da literatura, oficinas de arte, cursos e oficinas de contação de histórias, oficina de poesia, oficina de crônica, círculos de leitura, leitura no parque e praça, sarau poético e caixas-estantes (mini bibliotecas) com livros e gibis que circulam em sistema de rodízio nos locais de pouco acesso ao livro. É uma linda história construída desde 1994", conta Elizete.

Premiações

Reconhecido por sua importância, o projeto "Viagem pela Literatura" coleciona títulos e premiações.

Em 2007 conquistou o selo do "Prêmio Cultura Viva", do Ministério da Cultura, e em 2008 foi destaque no Mapa de Ações do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) do Ministério da Cultura e Educação, com apresentações em pôsteres digitais, no II Fórum do PNLL, em São Paulo.

Quatro anos depois, em 2012, o projeto ficou em 1º lugar no "Prêmio Vitória Inovando", na categoria Gestão Participativa e Inclusão Social da Prefeitura de Vitória.

No ano de 2014, por meio de edital, uma nova conquista: o "Prêmio Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas", da Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura.

Mais recentemente, em 2018, o projeto conquistou o 1º lugar do "Prêmio Ricardo Oiticica - O Melhor em Práticas Leitoras", promovido pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (iiLer) e pela Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio na categoria Oralidade.

Foto Divulgação
Programação especial começa segunda (22) e vai até sexta (26).

Semana de aniversário

A semana de aniversário do projeto será marcada por muita contação de história, círculo de leitura, lançamento de livro e oficinas. As atividades realizadas na sede da Biblioteca, no Casarão Cerqueira Lima, no Centro Histórico de Vitória, são gratuitas e possuem classificação indicativa livre. Confira:

Segunda-feira (08/08)

09h30 - Contação de Histórias com Dalisa Campos Miranda
Onde: Cajun Bela Vista.

15h - Círculo de Leitura "Lendas capixabas" em homenagem a Maria Stella de Novaes (leitor-guia Francisco Aurélio Ribeiro).
Onde: na sede da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

Terça-feira (09/08)

08h30 e 14h - Oficina de Poesia Slam com Jonatas Santos Silva (Jhon Conceito)
Onde: na sede da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

16h30 - Lançamento do livro "A velha goiabeira" de Luiz Sergio Quarto
Onde: na sede da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

Quarta-feira (10/08)

09h - Contação de Histórias com Eliana Zandonade
Onde: no Parque Municipal Pianista Manolo Cabral.

09h30 - Viver o Livro ao Vivo e em Cores - Peça teatral "A galinha dos ovos de ouro" com o Grupo de Teatro Campaneli
Onde: na sede da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

14h30 - Contação de Histórias com Tiana Magalhães e Elizete Caser do Grupo Chão de Letras
Onde: no Cajun de Santo André.

Quinta-feira (11/08)

08h30 e 14h - Oficina de Poesia Slam com Jonatas Santos Silva (Jhon Conceito)
Onde: na sede da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

19h - Apresentação: "Conhecendo Maurício de Oliveira" por Marta Samor
(Participação das bailarinas: Helena de Oliveira Marim, Leda Pavan Picoli Guarçoni e Marly Feu Rosa. Coreógrafa : Vânia Coelho).
Onde: na sede da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

Sexta-feira (12/08) 

14h30 - Contação de Histórias com Rodrigo Campaneli
Onde: na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

Onde fica?

Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim

Casarão Cerqueira Lima - Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro Histórico de Vitória.

Horário de funcionamento:de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

Mais informações: (27) 3381-6926.

 

Parque Manolo Cabral

Acesso pela Rua Chapot Presvot, Praia do Canto ou Ruas Guilherme Serrano e Nicoleti Madeira, no Barro Vermelho.

Horário de funcionamento: de terça a domingo das 5 às 22 horas. Segundas-feiras, das 5 às 9h e das 17 às 22h (No período compreendido entre 09h e 17h o parque fica fechado para manutenção)

Mais informações: (27) 3315-2754.


Voltar ao topo da página