Notícias

Projeto Trabalho Qualificado: quase 400 alunos prontos para o mercado

Publicada em 18/10/2019, às 16h38

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Projeto Trabalho Qualificado
Formatura dos alunos dos cursos do projeto Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado lotou o auditório da Casa do Cidadão (ampliar)
Divulgação Semcid
Projeto Trabalho Qualificado
"Eu saio mais confiante e segura de mim", disse Cândida Mara, que concluiu o curso de corte e costura (ampliar)

Orgulho, emoção, gratidão, mudança, esperança, valorização, emprego e geração de renda. Essas são apenas algumas das palavras mais ouvidas na noite da última quarta-feira (16) entre os formandos e convidados da festa de formatura dos 390 alunos dos cursos do projeto "Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado", desenvolvido pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), por meio da Gerência de Qualificação do Trabalhador, em parceria com o Procon Vitória.

E orgulho foi o sentimento expressado pela formanda do curso de corte e costura Cândida Mara, que chegou à solenidade vestida com a roupa que ela mesma confeccionou. Ela, que foi a oradora da turma, fez questão de dizer: "Eu saio mais confiante e segura de mim. Digo para vocês que somos capazes de voar mais e cada vez mais alto".

O professor Átila Martins Maia convocou os formandos a apoiar aqueles que querem e precisam estudar. "Não parem, apesar das dificuldades. A melhor forma de responder às dificuldades é ir atrás de mais conhecimento e de novas oportunidades", disse Átila, que foi o paraninfo do grupo e representou todos os professores que atuaram no projeto, executado pelos parceiros Senai e Senac.

Leonardo Silveira, pai de João Vitor, que participou dos cursos de Manutenção de Notebooks e de Montador e Reparador de Computadores, elogiou os cursos oferecidos pela Semcid.

"Os cursos mostraram a ele uma possibilidade que se tornou oportunidade e, agora, um caminho para que ele se aperfeiçoe para seguir em frente na área. Os cursos fizeram a diferença para o meu filho e pode significar, para ele, a escolha de uma carreira profissional que jamais havia imaginado", descreveu o pai.

Mais em 2020

Se para os alunos e professores a formatura representou o fim ou começo de uma jornada, para as equipes da Semcid significou o momento de abraçar o desafio de ampliar o número de vagas e a oferta de cursos para 2020, desafio lançado pelo secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo.

"Que cada um saia orgulhoso com seu diploma nas mãos e diga que essa conquista foi possível devido à ajuda e ao trabalho da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho. É para isso que estamos aqui. Trabalhamos incansavelmente para, entre outras ações, promover a oportunidade de um direito fundamental, que é o direito ao trabalho".

A gerente de Qualificação do Trabalhador, Fabiana Oliveira, ressaltou a importância da qualificação para o desenvolvimento pessoal e destacou o papel e a parceria do Procon Vitória no desenvolvimento do projeto Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado. "O Procon compreende a importância de qualificar os trabalhadores e vê que isso reverte em melhoria de atendimento para os consumidores e respeito aos seus direitos nas relações consumeristas", disse Fabiana.

A subsecretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Renata Freire, agradeceu aos formandos por terem confiado no projeto desenvolvido pela Semcid e já estarem mostrando que a qualificação traz oportunidade e dignidade, fazendo a vida fluir com mais chances. "O brinde hoje é para vocês", afirmou.

Divulgação Semcid
Projeto Trabalho Qualificado
João Vitor recebeu das mãos do secretário Bruno Toledo o certificado de conclusão do curso na área de Informática (ampliar)
Divulgação Semcid
Projeto Trabalho Qualificado
Familiares, professores e gestores prestigiaram a formatura dos alunos (ampliar)

Voltar ao topo da página