Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Projeto teatral com espetáculo infantil encanta estudantes de Vitória

Publicada em | Atualizada em

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Otávio Rodrigues
Estudantes da EMEF Eliane Rodrigues participam de projeto teatral com espetáculo infantil
Estudantes da Emef Eliane Rodrigues participam de projeto teatral com espetáculo infantil.

Estuantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eliane Rodrigues dos Santos, que fica na Ilha das Caieiras, embarcaram em um dia de magia e diversão. Nesta terça-feira (26), eles foram até à Sala Abel Santana para assistir à peça "O Livro Mágico e a Dança Divertida". A apresentação faz parte do projeto "A Escola Vai ao Teatro", que leva o universo teatral para estudantes da rede pública de Vitória, promovendo cultura e aprendizado fora da sala de aula.

A peça, primeira criação do diretor Abel Santana voltada ao público infantil, celebra, de forma lúdica, os benefícios da leitura para o desenvolvimento das crianças. A montagem conta com elementos que prendem a atenção dos pequenos do início ao fim, como cenários e figurinos vibrantes e coreografias animadas.

A história gira em torno do confronto entre os personagens do mal - as bruxas Neuma, Enter e Fafá, que desejam transformar o mundo das crianças em um lugar sem alegria e cheio de mesmice, e os personagens do bem - Fedora, guardiã do Livro Mágico; Eduardo, responsável por espalhar o encantamento da leitura; e a fadinha Helô. Juntos, eles lutam para que o livro mágico desperte a imaginação, a criatividade e a concentração das crianças, trazendo de volta a magia e o encantamento ao mundo.

Abel Santana ressalta que assistir a uma peça de teatro vai muito além da diversão: para as crianças, é uma oportunidade de exercitar a imaginação, fortalecer a memória, desenvolver o pensamento crítico e aprimorar a capacidade de resolver problemas, enquanto acompanham as aventuras e ações dos personagens no palco.

O elenco da peça é formado pelos atores Danniel Machado, Breno Teixeira, Letícia Carvalho, Deise Freitas, Bruna Nascimento, Anna Bia Martins, Milena Valentim, Ana Mathielo e Lina Carneiro. Abel também assina a sonoplastia e Otávio Rodrigues a iluminação. As apresentações estão programadas para acontecer até novembro, contemplando ainda outras três escolas.

O projeto "A Escola Vai ao Teatro" é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), em parceria com a Oficina de Atores Abel Santana. Conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória, do Asilo dos Idosos de Vitória e é patrocinado pelo Grupo Águia Branca, também via LICC.