Notícias

Projeto Lua Cheia começa neste domingo no Parque da Fonte Grande

Publicada em 02/02/2023, às 13h25 | Atualizada em 02/02/2023, às 16h30

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


  • Parcerias e meios de implementação

Leonardo Silveira
Primeira Lua Cheia da Primavera 2018
Vista do Mirante da Cidade. a terceira edição do projeto Lua Cheia no Parque da Fonte Grande começa neste domingo (05).

Que tal contemplar a lua cheia com quem ama e ao som de violino, viola de arco, contrabaixo acústico e violoncelo? Acrescente a este momento especial um local privilegiado e tendo como cenário grande parte da capital. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) dá início a terceira edição do projeto Lua Cheia no Parque da Fonte Grande, neste domingo (05).

No período das 18h às 20h, moradores e turistas poderão sentir as diferentes sensações promovidas durante a lua cheia e com um toque da música instrumental, de um ponto espetacular do parque da Fonte Grande: o Mirante da Cidade. Além disso, poderão ver a ilha de Vitória toda iluminada pelo astro e satélite natural da Terra.

O evento é gratuito e não é necessário agendamento. A entrada é pela Rodovia Serafim Derenzi, no bairro Grande Vitória, e a subida pode ser de carro, moto ou bicicleta na via interna do parque, a estrada Tião Sá, seguindo até o estacionamento. Em caso de tempo muito nublado ou de chuva, a contemplação não será possível e o evento não ocorrerá.

Recepção

Para receber os turistas e moradores no local, músicos da Fafi, em parceria com a Associação ALEF BET, prometem entoar canções instrumentais de forma a possibilitar uma conexão ainda maior com a natureza, enquanto contemplam um espetáculo natural de observação da Lua Cheia.

No local, ainda, o educador ambiental, Wilson de Souza, vai dialogar com os frequentadores sobre informações e conhecimentos importantes do parque, que é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica protegida por Lei em área urbana do país.

No auditório do parque, aqueles que desejarem poderão assistir um vídeo sobre a Mata Atlântica de Vitória.

Dudu Cardoso/Divulgação
Lua cheia
Moradores e turistas poderão sentir as diferentes sensações promovidas durante a lua cheia e com um toque da música instrumental.

Marcos visuais

"O Projeto Lua Cheia visa proporcionar ao público, do ponto mais alto da Capital, em uma altitude de 308,8 metros, a contemplação dessa fase da lua e de um dos marcos visuais mais bonitos da Cidade, como a Pedra dos Olhos e a Baía do Espírito Santo. Além disso, será um grande momento de união entre cultura, meio ambiente e lazer", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.

Ainda de acordo com o secretário, além da vigilância motorizada do parque da Fonte Grande, o evento contará com a Guarda Civil Municipal, com agentes dando apoio aos visitantes na descida da estrada Tião Sá.

Lua cheia

A lua cheia é aquela que vemos toda iluminada. Isso acontece porque na posição em que ela se encontra nessa fase, a sua parte - iluminada pelo Sol - está voltada para a Terra. Ela pode ser vista de formas diferentes graças à sua posição em relação à Terra. Na Lua cheia, a Terra se encontra entre o Sol e a Lua, ou seja, eles estão alinhados na seguinte ordem: Sol, Terra e Lua.

Nessa fase, ela nasce quase na hora em que o Sol se põe, por volta das 18 horas, e ela se põe por volta das 6 horas.


Voltar ao topo da página