Notícias

Profissionais da Educação Infantil de Vitória participam de formação continuada

Publicada em 23/07/2019, às 13h38 | Atualizada em 23/07/2019, às 14h48

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
FORMAÇÃO CENTRALIZADA PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Escola de Ciências, Biologia e História foi um dos polos temáticos da formação continuada
Carlos Antolini
FORMAÇÃO CENTRALIZADA PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Formação foi destinada para o compartilhamento de experiências entre profissionais da Educação Infantil

Com a proposta de promover a ampliação do debate sobre o currículo da Educação Infantil, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) promoveu a formação continuada "Temas Infantis de Vitória em movimento", nesta terça-feira (23), para os profissionais que atuam na rede municipal de ensino.

A atividade aconteceu, simultaneamente, em 17 polos temáticos e visou estabelecer relações dialógicas sobre os saberes curriculares de natureza prática e teórica, mediados pelas experiências compartilhadas na Educação Infantil. Outra formação acontece no dia 30 de agosto. 

"Cada profissional, no ato da inscrição, teve a opção de escolher o polo temático de seu interesse. A formação propicia que os profissionais reflitam sobre a temática e tracem estratégias para trabalhar junto às crianças e famílias, além de ser um momento de interação e troca de experiências", disse a subsecretária de Gestão Pedagógica, Janine Mattar Pereira de Castro.

Oficinas

Os diferentes polos promoveram oficinas como:

  • Linguagens: expressão, corpo, linhas, cores, traços, sonoridades, ritmos, cenas movimentos e cultura; Tecnologias digitais: usos da robótica e da gamificação na Educação Infantil;
  • Poesias;
  • Imagens: contação de histórias e Libras.

Também houve momentos para discussão de processos investigativos nas áreas de Educação Ambiental e sustentabilidade, como o contato da criança com a natureza e o consumo/desperdício de elementos naturais. 

Certificação

A certificação será realizada pela Gerência de Formação e Desenvolvimento em Educação (GFDE).

Qualificação

“Formação continuada é sempre bem-vinda, pois faz bem para o profissional e reflete em toda a comunidade escolar. É um momento em que podemos aliar conhecimento teórico à prática cotidiana, em busca de construir e de aprimorar novas abordagens educativas com as nossas crianças", disse a secretária municipal de Educação interina, Sueli Mattos.

Currículo

"Estamos com 3 mil profissionais da rede passando por um processo de formação com uma temática que trata toda a construção do currículo da Educação Infantil. São diversos temas sendo discutidos, diversos relatos, uma formação que põe em movimento a cidade de vitória. É muito bom sentir a alegria dos profissionais pela realização dessa formação", disse a gerente de Educação Infantil, Débora Almeida de Souza.

"Foi muito significativo participar desse movimento de formação de Vitória. Foi uma experiência maravilhosa. Como professora, pude compartilhar um pouco sobre o saber com um estudo de caso voltado para autismo dentro da Educação Especial", afirmou Vanessa Peres Nascimento, professora do Cmei Maria Nazareth Menegueli.

Carlos Antolini
FORMAÇÃO CENTRALIZADA PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Carlos Antolini
FORMAÇÃO CENTRALIZADA PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Voltar ao topo da página