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Professora de Vitória é selecionada para projeto "Nova Escola"

Publicada em 10/09/2019, às 13h32

Por Renata Moreira (rpmoreira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme

Rafaela Kirmse

"Em um mundo cada dia mais digital, trazer para a escola uma ferramenta que auxilie o professor é de grande importância", afirma Rafaela (Ampliar imagem)

A professora Rafaela Kirmse, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marieta Escobar, no bairro Santa Martha, foi convidada pela Associação Nova Escola – marca mais reconhecida por professores de Educação Básica do Brasil – para desenvolver um novo conteúdo digital, pensado como educadora para educadores.

A associação teve conhecimento do trabalho desenvolvido pela professora por meio de uma rede social criada e alimentada por ela (@criarrecriarensinar), em que são disponibilizados dicas e materiais para professores do Ensino Fundamental com base na vivência em sala de aula.

O grupo chegou até a professora com uma única proposta: reinventar a forma de entregar conteúdos para outros professores. Para isso, Rafaela foi convidada para estar na sede da Nova Escola, em São Paulo, e participar de uma série de workshops com professores de todo o Brasil, de forma a criar uma ferramenta digital que ajude os professores nas principais demandas do dia a dia.

O processo, dividido em várias etapas, vai até outubro, quando está previsto o lançamento do novo produto. Rafaela foi a única professora selecionada do Espírito Santo.

"Foi uma grande surpresa receber esse convite, visto a relevância da Nova Escola na educação brasileira. Além disso, tem sido uma oportunidade única conhecer professores de outros estados e suas realidades, além de compartilhar minha vivência como professora no município. Todo o processo de cocriação está sendo norteado pelos desafios que os professores enfrentam no dia-a-dia em diferentes segmentos. Em um mundo cada dia mais digital, trazer para a escola uma ferramenta que auxilie o professor é de grande importância. É incrível colaborar com esse projeto", destacou a professora.

A professora explicou, ainda, que não está finalizado o processo de cocriação, pois não foi definido que tipo de ferramenta será escolhido: um canal de vídeos, um aplicativo ou um guia digital.

Processo

Durante os encontros, os educadores realizaram uma série de exercícios. Na primeira fase, a de Dores, os participantes levantaram quais são os problemas que os professores enfrentam na rotina e as primeiras ideias sobre como um produto da Nova Escola poderia aliviá-las.

Já na segunda etapa, a de Hipóteses, a equipe de Nova Escola apresentou para os educadores três possibilidades de produto que poderiam resolver essas dores. A tarefa dos professores foi avaliar essas sugestões e dizer quais seriam as mais interessantes.

Neste momento, o processo está na terceira fase, a de Features (ou funcionalidades, em tradução livre), em que a professora Rafaela Kirmse, junto com o time de Nova Escola, a partir das hipóteses mais bem avaliadas na fase anterior, desenvolveu um modelo simples de produto digital, com botões e comandos básicos.


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