Palestra sobre Direito do Consumidor na Faculdade Cesv.
Foto Divulgação
Palestra sobre Direito do Consumidor na Faculdade Cesv.
O Procon Vitória ministrou uma palestra sobre Direito do Consumidor para estudantes da Faculdade Cesv. A atividade aproximou a prática institucional da formação acadêmica, despertando nos estudantes a importância da defesa e garantia dos direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor.
Durante o encontro, os alunos receberam kits promocionais com mochila, caneta, bloco de notas e um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A iniciativa reforça a mensagem central da palestra: a informação é a primeira garantia para que o cidadão conheça e exerça seus direitos.
O gerente do Procon Vitória, Breno Panetto, destacou o papel da parceria: "participar de atividades como esta é fundamental. Os estudantes de hoje serão os futuros profissionais que atuarão diretamente na defesa dos direitos do consumidor".
Breno afirma que levar o Procon para a sala de aula é aproximar a teoria da prática, mostrando como sua atuação se dá na fiscalização e na garantia dos direitos previstos pelo Código. "Entregar o CDC às mãos de cada estudante é mais que um gesto simbólico: é dar acesso direto à informação, que é a base da cidadania. Agradecemos ao professor Egisto Nicoletti e a Faculdade pela parceria e pela abertura desse espaço", afirma.
O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, falou sobre a importância da iniciativa da instituição de ensino: "Queremos dar os parabéns à instituição, que se preocupou em levar para a prática o trabalho executado pelo Procon Municipal".
Forrechi acrescenta que a secretaria está aberta a novas parcerias com outras faculdades. "Também ficamos à disposição de outras instituições de ensino para que nossas equipes do Procon possam contribuir no dia a dia, agregando ainda mais ao aprendizado dos alunos", explica.
O Procon integra o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), criado pelo Código de Defesa do Consumidor de 1990 (art. 105 da Lei nº 8.078/90). Com iniciativas como essa, o órgão amplia a cultura do consumo consciente, fortalece sua presença junto à sociedade e aproxima ainda mais o cidadão das políticas públicas de proteção e fiscalização.
Ao final, os estudantes também foram orientados sobre como realizar reclamações e denúncias de forma simples e rápida, disponíveis 24 horas por dia pelo aplicativo Procon Vitória e pelo Portal da Prefeitura. Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone 156.