Notícias

Procon Vitória faz ações educativas voltadas para todos os públicos

Publicada em 09/08/2019, às 08h00

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Procon
Palestra Procon Vitória
Procon tem ampliado suas ações educativas para atingir um maior número de pessoas e grupos e, dessa forma, empoderá-los e dotá-los de informações (ampliar)

O Procon Vitória tem ampliado suas ações educativas, estendendo-as para os mais diversos cidadãos consumidores do município. De março a junho, a equipe realizou quase 20 palestras voltadas para mulheres empreendedoras, população LGBT e pessoas idosas.

A proposta do Procon Vitória é contemplar cidadãos participantes dos projetos selecionados por meio do edital de fomento desenvolvidos com apoio do órgão, em parceria com a Gerência de Qualificação do Trabalhador.

A ideia é também abranger participantes, frequentadores e usuários dos espaços de atendimento do município, como escolas da rede municipal, Centro de Convivência para a Terceira Idade e projeto Escola Promotora de Cidadania.

Palestras

Só no mês de maio, a equipe do Procon Vitória proferiu quatro palestras para os participantes dos projetos do edital de fomento.

Os comerciantes que atuam na região composta pelos bairros São Benedito, da Penha, Consolação, Bonfim, Engenharia, Itararé, Jaburu, Floresta e Gurigica, por exemplo, receberam orientações sobre como atuar em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A ação foi coordenada pela Associação Ateliê de Ideias, que desenvolve os projetos Economia do Bem e Ponto Solidário.

O Procon Vitória também foi falar sobre direitos e deveres dos consumidores para os participantes do projeto "Mãos que Trabalham". Durante o processo de capacitação profissional de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT+), o grupo recebeu orientações sobre como proceder para que as relações consumeristas aconteçam de forma mais justa, humana e igualitária, além de sustentável.

A equipe de Educação do Procon também esteve nos Centros de Convivência para a Terceira Idade, onde falou sobre as principais reclamações dos idosos registradas no órgão e sobre direitos, como o de solicitar uma das duas vagas gratuitas por veículo reservadas para idosos com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos.

Próximas ações

Já estão marcadas também palestras educativas para mulheres moradoras do Centro (Fonte Grande, Piedade, Parque Moscoso, Centro, Moscoso, Santa Clara, Vila Rubim, Ilha do Príncipe e Quadro). Nesse encontro, o Procon vai falar sobre o desenvolvimento de relações de consumo mais seguras, inclusivas e sustentáveis tanto para elas, enquanto cidadãs, como para os futuros consumidores.

Empoderamento

A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, falou que, este ano, o órgão tem ampliado suas ações educativas para atingir um maior número de pessoas e grupos e, dessa forma, empoderá-los e dotá-los de informações.

"Assim, as pessoas se tornam mais capazes de exigir o cumprimento das determinações legais do Código de Defesa do Consumidor (CDC), bem como serem agentes de transformação dessas relações de consumo. Queremos levar o Procon Vitória aonde o consumidor está. Precisamos dotá-lo de informações para que possa exigir seus direitos e tenha mais cidadania", reforçou.

Equilíbrio

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, acrescentou que munir cidadãos de Vitória de informação é dar mais uma ferramenta para que se estabeleça o equilíbrio entre os agentes de uma sociedade de consumo. "Estamos atuando e intervindo de forma efetiva para garantir a cidadania e os direitos humanos em sua forma mais ampla no município de Vitória".


Voltar ao topo da página