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Procon Vitória: diferença no preço das flores para Finados ultrapassa 210%

Publicada em 29/10/2019, às 15h08

Por Rosa Blackman (rosa.adriana@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader

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Consumidores devem consultar pesquisa do Procon antes de comprar as flores em homenagem aos entes queridos

O Procon Vitória divulgou nesta terça-feira (29) o resultado da pesquisa comparativa de preços de produtos procurados pelos consumidores para as homenagens ao Dia de Finados (celebrado no próximo dia 2 de novembro): velas e flores.

A maior diferença de preço está no vaso Crisântemo (natural/13 cm), que foi encontrado por R$ 7,90 em uma floricultura e, em outra, por R$ 25,00, o que representa uma diferença de 216,46%.

No caso das velas, um produto da marca Dom Bosco, com a mesma especificação (número 4) e a mesma quantidade (caixa 8 unidades), estava sendo vendido em um supermercado por R$ 5,48 e, em outro, por R$ 7,98, o que significou uma diferença de 45,62%.

A pesquisa do Procon Vitória foi feita entre os dias 22 e 24 de outubro em 13 estabelecimentos de diferentes regiões da capital. Veja os endereços.

A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, reforça que a finalidade das pesquisas realizadas pelo órgão, por meio do Núcleo de Comunicação, Educação, Pesquisa e Dados (Nucepd), é fornecer para os consumidores uma referência, auxiliando-os na identificação de menores preços. 

"A pesquisa também visa educar os consumidores para a adoção do hábito de pesquisar antes de comprar, de avaliar outras possibilidades de compra com substituição de produtos e incentivar a organização financeira, preparando-se antes para comprar depois".

Orientações

O Procon Vitória orienta ainda que o consumidor considere a relação qualidade, peso e preço do item a ser adquirido. Outro ponto importante é avaliar  procedência, data de validade e o acondicionamento dos produtos antes de realizar a compra.

Para o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, a ação do Procon é um chamado para que todos os consumidores adotem uma nova postura diante das ofertas e apelos do comércio.

"Este é o nosso papel. Estamos intensificando nossas ações educativas para a formação de consumidores mais conscientes de suas escolhas e dos seus direitos e que sabem economizar planejando, antecipando suas compras ou mesmo adiando para aproveitar as ofertas e promoções do comércio", comentou.


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