Notícias

Procon Vitória alerta: comerciantes devem manter preços de antes da pandemia

Publicada em 31/03/2020, às 15h04 | Atualizada em 31/03/2020, às 15h34

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Consumo e produção responsáveis

Elizabeth Nader
Sacolas plásticas sendo usadas em caixa de supermercado de Vitória
Procon alerta que supermercados devem manter os preços dos produtos que eram praticados antes da pandemia

O Procon Vitória deflagrou nesta terça-feira (31) a segunda fase da "Operação Protege Vitória" e alertou que os comerciantes de produtos de primeira necessidade, medicamentos e serviços essenciais devem manter os preços praticados antes da pandemia do coronavírus.

"É a hora dos grandes estabelecimentos e das grandes redes darem a sua contribuição. A Prefeitura de Vitória está fazendo a sua parte. Os consumidores continuam comprando, agora, é a vez dos estabelecimentos contribuírem além da garantia do abastecimento. É preciso garantir que as famílias tenham condições de levar para casa os produtos de primeira necessidade", declarou a gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza.

A orientação dos órgãos de defesa do consumidor de todo o País é para que as famílias continuem honrando os pagamentos dos serviços adquiridos, dos contratos firmados e dos gastos feitos antes do período do isolamento, apesar da situação financeira delicada pela qual passam muitas delas após o início da quarentena. 

Ação conjunta

Por isso, o Procon Vitória já está avaliando junto a outros órgãos, como o Ministério Público Estadual, medidas para frear a alta nos preços em supermercados e farmácias.

"Não é o momento de ir às ruas e sair multando. O momento exige solidariedade e a manutenção dos preços, de forma a garantir que o consumidor tenha acesso aos itens básicos para o sustento de sua família. Vamos fazer uma ação conjunta com o Ministério Público para que as medidas sejam mais rápidas e de efeito mais imediato", disse Herica.

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, destacou a importância da atuação do Procon Vitória. "O Procon Vitória está atuando desde o primeiro momento e assim continuará para que tais princípios possam se fazer presentes nas relações de consumo. E que o órgão intensifique as ações para intervir onde forem constatados abusos por parte dos fornecedores", ressaltou.

Matéria relacionada

Coronavírus: Procon registra mais de 100 reclamações relacionadas à doença


Voltar ao topo da página