Notícias

Prefeitura nomeia 128 professores temporários para atuarem na Educação Especial

Publicada em 01/06/2023, às 18h20 | Atualizada em 01/06/2023, às 18h24

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Leonardo Silveira
Plataforma TIX Letramento que será adquirida para os estudantes da Educação Especial, dentro do Plano Vitória

Professores para atuar com estudantes que apresentam altas habilidades ou superdotação, professores de Libras para atuar no Ensino Fundamental, professores bilíngues (Letras-Libras), professores para atuar com deficientes visuais e intelectuais. A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) nomeia 128 profissionais em designação temporária voltados para atuação na Educação Especial do município. A chamada de profissionais contempla também seis bibliotecários para a rede.

É preciso ficar atento porque a entrega de documentos tem data e horário pré-definidos para ocorrer: nos dias 6 ou 7 de junho, das 9h às 17 horas, os professores devem comparecer à Gerência de Recrutamento, Seleção e Registro (atendimento RH), localizada na sede da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira. Já os bibliotecários devem assinar os contratos entre os dias 12 e 16 de junho, no mesmo local.

"A Educação Especial de Vitória é referência e é um ganho na qualidade das dinâmicas de aprendizagem ter profissionais mais capacitados e contratados para lidar com essas crianças e estudantes, que também são capazes de aprender, mesmo que por meio de percursos e processos diferentes. A escola é para todos", ressaltou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

A lista completa dos nomeados está disponível no Diário Oficial do município, que pode ser acessado aqui.

Para assumir o vínculo temporário, os candidatos devem apresentar os documentos que comprovam as informações descritas no ato de inscrição e ainda os documentos necessários para admissão. A relação de documentos e formulários obrigatórios estão disponíveis em selecao.vitoria.es.gov.br, e devem ser entregues sem rasura e preenchidos de forma legível.

Vale ressaltar que a fase de comprovação de documentos e informações declaradas tem caráter eliminatório. Além disso, os candidatos que não comparecerem nos dias e horários previstos no edital, serão reclassificados para o final da lista.

Adequação legislativa

A lei que regulamenta a atuação do professor na Educação Especial tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental dentro do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Servidor do Magistério Público do Município de Vitória (Lei Municipal n° 6.754/2006) foi sancionada em setembro de 2022.

No quadro de professores de Vitória, não havia a função específica para a Educação Especial. Até então, a contratação era feita dentro do quadro de candidatos que se apresentavam e já traziam cursos de formação voltados para a área. Com a regulamentação, foi possível a contratação de profissionais especificamente para atender à Educação Especial.

Essa adequação legislativa fortalece as políticas públicas e garante os direitos de aprendizagem e de educação de qualidade a crianças e estudantes atendidos pela Educação Especial.


Voltar ao topo da página