Notícias

Prefeitura concede licenças remuneradas para professores em mestrado e doutorado

Publicada em 30/07/2019, às 14h05

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Servidores da Seme liberados para Mestrado e Doutorado
Prefeito Luciano Rezende e secretária Adriana Sperandio vão assinar termo de compromisso para concessão de licenças remuneradas de professores

Na noite desta terça-feira (30), a Prefeitura de Vitória e a Secretaria Municipal de Educação (Seme) promovem cerimônia para oficializar a concessão de mais 12 licenças remuneradas para professores da rede municipal de ensino cursarem mestrado e doutorado.

No início do ano, outros 14 educadores foram contemplados, somando, ao todo, 26 profissionais em especialização.

A assinatura do termo de compromisso acontece no Palácio Municipal, em Bento Ferreira, com a presença de professores, do prefeito Luciano Rezende, da secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, e da subsecretária de Gestão Administrativa e Financeira da Seme, Sueli Mattos.

"O nível de especialização e pós-graduação dos nossos professores é quase de 100%. E liberar para licença com vencimento é investir na qualidade da educação dada por esses professores aos milhares de alunos da nossa rede municipal", destacou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Documento

O documento autoriza a licença remunerada para a participação dos professores em cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado), prevista nos decretos municipais  14.484/2009 e 14.958/2011.

Abaixo a lista dos profissionais contemplados

Andrea Aparecida Della Valentina
Carlos Fabian De Carvalho
Denise Pinheiro Quadros
Giovana Barbosa Da Silva
Ludmila Lessa Lorenzoni Vaccari
Marcelo Dobrovoski
Marcelo Rodrigues Vereno
Marle Aparecida Fideles De Oliveira Vieira
Michele De Almeida Rosa Rodrigues
Sonia Dalva Pereira Da Silva
Soraya Ferreira Pompermayer
Tatiane Da Silva Lima

Profissionais especializados

O quadro do magistério efetivo municipal é composto por 3.485 servidores, sendo 2.956 professores pós-graduados, 238 professores mestres e 30 professores doutores.

Saúde dos profissionais

Investir na especialização do quadro docente e estar atento aos cuidados com a saúde do profissional da Educação fazem parte da política gestora da rede municipal de ensino.

Promover o bem-estar para o educador é fundamental, por isso há casos também de licenças para tratar de questões de saúde que envolvem tanto os profissionais quanto seus familiares.

Do número total de licenças médicas, por exemplo, a maior parte trata-se de afastamentos para acompanhamento médico de membros da família, ou seja, quando o profissional se ausenta do trabalho para cuidar de um familiar.

Outros casos menos comuns são de licenças concedidas para tratar de questões tradicionalmente ligadas à docência, como problemas de voz e ortopedia/reumatologia. 

Acompanhamento

Para realizar o acompanhamento dos seus profissionais, a Seme conta com a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas, que tem como uma de suas atribuições planejar, implementar e acompanhar ações com vistas ao desenvolvimento e ao bem-estar dos servidores, sempre em articulação com outros órgãos do município e externos.

"Dentre os acompanhamentos realizados, há ações de sucesso que resultaram no retorno do servidor, principalmente, a sua vida na sociedade, o convívio social e profissional e o pleno exercício de suas atribuições", explica a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Seme, Adryana Scardini.

"Acolher o servidor, realizar uma escuta ativa e eficaz, preservá-lo e encaminhá-lo aos atendimentos necessários à sua recuperação global são ações realizadas em parceria com os gestores da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) e os Centros de Atenção Psicossocial da Prefeitura", completa a coordenadora.


Voltar ao topo da página