Notícias

Praias de Vitória estão mais limpas e saudáveis

Publicada em 02/08/2021, às 17h49 | Atualizada em 09/08/2021, às 15h18

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida na água

Leonardo Silveira
Praia de Camburi
Dos nove pontos monitorados na praia de Camburi, todos estão próprios para banho desde 26 de maio (ampliar)

Para quem gosta de um refrescante banho de mar ou de esportes aquáticos, aí vai uma boa notícia! Agosto chegou confirmando a aprovação da qualidade da água em toda a praia de Camburi. Dos nove pontos monitorados (1A, 2, 2A, 3, 4, 5, 6, 7, 8) entre Jardim Camburi e Jardim da Penha, todos encontram-se próprios para banho desde o dia 26 de maio, totalizando 10 semanas consecutivas nessa condição.

Na ilha de Vitória, dos pontos 10 a 19, já são 12 semanas consecutivas favoráveis à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. Esses pontos de monitoramento da balneabilidade correspondem às praias do Iate Clube, Praça dos Desejos, Curva da Jurema, Ilha do Frade e Ilha do Boi.

"Estes resultados refletem a gestão ambiental na cidade, com ações de limpeza da baía de Vitória, reforço na fiscalização de ligações irregulares de esgoto e intervenções no sistema de drenagem", explica o secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

O ponto 21 (Enseada do Suá, embaixo da Terceira Ponte) está próprio para banho há seis semanas. Permanecem interditados os pontos 9 (próximo ao píer de Iemanjá), 22 (Prainha de Santo Antônio), 23 (Ponte da Passagem) e 24 (Praia das Castanheiras, em Jesus de Nazareth), devido à qualidade da água recebida de rios e de outros municípios.

O ponto 20 (Capitania dos Portos) está temporariamente impróprio.

Monitoramento

A Prefeitura Municipal de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), monitora permanentemente toda a orla da cidade. Semanalmente, são coletadas amostras de águas nos 26 pontos e feitas análises laboratoriais para a avaliação do indicador de coliformes termotolerantes.

O resultado da balneabilidade atual vale até dia 5 (quinta-feira). A Semmam classifica a qualidade das águas como próprias, impróprias e interditadas.


Voltar ao topo da página