Notícias

Praça da Ciência recebe projeto Universo no Parque neste sábado

Publicada em 16/09/2022, às 09h00

Por Brunella França (blfrancaeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Leonardo Silveira
Praça da Ciência
Módulo da Praça da Ciência. (ampliar)
Leonardo Silveira
Praça da Ciência
Módulo da Praça da Ciência. (ampliar)

Cosmologia. Já ouviu falar? É o estudo das propriedades do Universo como um todo. Na cosmologia, os cientistas consideram a história do cosmos, desde seu nascimento até conjecturas sobre seu "fim", além de investigarem a natureza de toda a matéria nele contida. O tema é amplo e tem mais perguntas do que respostas.

Se você gosta de conhecer sobre o Universo, quer saber mais sobre a nossa casa cósmica e conversar sobre o assunto, neste sábado (17), a Praça da Ciência recebe, pela primeira vez, uma edição do projeto "Universo no Parque", com o professor doutor Oliver Fabio Piattella para falar sobre "Introdução à Cosmologia". A atividade será às 11 horas, no módulo da Praça e não é necessário fazer inscrição.

A atividade proporciona um encontro com um pesquisador que fala sobre um tema por cerca de 40 minutos e em linguagem acessível. Se você nunca ouviu falar sobre cosmologia e quer descobrir o que é isso, compareça! Após a apresentação, há espaço livre para perguntas. Vale lembrar que o pesquisador, às vezes, pode deixar de explicar algo com os detalhes necessários para quem não é da área, nesse caso, pergunte de novo!

"Um dos projetos de destaque do plano de ação dos Centros de Ciência, Educação e Cultura de 2022 é o Ciência Compartilhada, que tem como objetivo realizar e apoiar iniciativas de divulgação e popularização da ciência", destacou a diretora dos CCEC, Eliane Marques.

O projeto

"Universo no Parque" é um projeto de divulgação científica do Departamento de Física da Ufes, desenvolvido pelo Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Núcleo Cosmo-Ufes) e pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), tendo os professores Davi Rodrigues e Júlio Fabris como responsáveis.

O objetivo é levar as discussões científicas sobre o Universo para o grande público, de modo que sejam difundidas para a sociedade e não fiquem restritas ao meio acadêmico. O programa existe desde 2017, tendo mantido ciclo de palestras no Parque da Pedra da Cebola, no Parque Moscoso e no Parque da Vale. Houve uma interrupção entre abril de 2020 até agora, em função dos problemas provocados pela pandemia. Neste meio tempo, foi mantida uma versão online, transmitida pelo Youtube.

Perfil do pesquisador

O professor doutor Oliver Fabio Piattella é formado em Astrofísica, tem mestrado e doutorado em Cosmologia e Gravitação pela Universidade de Insubria, na Itália, e passou parte do doutorado na Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, como pesquisador visitante no Instituto de Gravitação e Cosmologia (ICG). Pós-doutor e, atualmente, professor do quadro permanente na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Entre 2018 e 2020, foi bolsista no Instituto de Física Teórica da Universidade de Heidelberg, na Alemanha.

Suas áreas de pesquisa são: Cosmologia, Astrofísica e Gravitação. Atua principalmente nos seguintes temas: os problemas da matéria e da energia escuras, teorias de gravitação modificada, teorias inflacionárias do Universo, lentes gravitacionais, astrofísica de buracos negros. Mantém colaborações ativas com grupos de pesquisa na Itália, na Inglaterra e na França.

SERVIÇO

Universo no Parque

Quando: sábado (17), às 11 horas.

Onde: Praça da Ciência. Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá (próximo à praia da Guarderia).

Não é necessário inscrição. Entrada gratuita.

Leonardo Silveira
Praça da Ciência
Leonardo Silveira
Praça da Ciência

Voltar ao topo da página