Notícias

Ponte Florentino Avidos recebe nova iluminação e fica mais bela

Publicada em 14/09/2022, às 10h20 | Atualizada em 14/09/2022, às 10h30

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Inauguração da iluminação da Ponte Florentino Avidos
Ponte Florentino Avidos recebeu nova iluminação (ampliar)
André Sobral
Inauguração da iluminação da Ponte Florentino Avidos
Prefeito Lorenzo Pazolini inaugurou a iluminação ao lado de moradores (ampliar)

A Ponte Florentino Avidos, popularmente chamada de Cinco Pontes, recebeu uma grande ação nos últimos dias. A tradicional estrutura, que faz parte da paisagem de Vitória, ganhou nova iluminação, tanto na pista de rolagem quanto na ciclovia e na calçada, proporcionando mais segurança e beleza no local.

Todas as lâmpadas foram trocadas por lâmpadas de LED. Além disso, foram instaladas 45 luminárias, sendo 30 para a ciclovia/calçada e 15 para a pista de rolamento. Também foram instalados tachões nas linhas divisórias das faixas.

"Estamos contribuindo com a dignidade da população da Grande Vitória, com a mobilidade urbana e a segurança de quem passa por essa tradicional ponte que liga os municípios de Vitória e Vila Velha. A nova iluminação e os reparos feitos pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e pela Central de Serviços são parte do cuidado que temos com a nossa cidade. Essa é a Vitória que queremos para moradores, turistas e quem precisa passar pela Capital no dia a dia", afirma o prefeito Lorenzo Pazolini.

"A Prefeitura de Vitória colaborou na manutenção da ponte visando ao bem-estar daqueles que moram ou passam por Vitória", pontuou o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura, Alex Mariano.

Vandalismo

Segundo Alex, agora, a ponte está limpa e iluminada. Foi dada uma atenção especial não só nas pistas de rolamento e por onde passavam os trens, mas também nas demais partes da estrutura.

"Esperamos que não ocorram casos de vandalismo e que a manutenção seja adequada. Planejamos ações nos últimos meses para que uma estrutura de tamanha importância sirva à população de maneira adequada", reforçou Alex.

Limpeza

Além disso, equipes da Central de Serviços realizaram ações de varrição, lavagem e tapa-buracos nas pistas de rolamento da ponte. A ação terá regularidade e dará mais destaque à estrutura de ferro e aço por onde circulam milhares de veículos diariamente.

A Ponte Florentino Avidos (Cinco Pontes) foi construída entre os anos de 1924 e 1928, com material importado da Europa. A estrutura é uma ponte fabricada em aço que foi construída na Alemanha e chegou ao Porto de Vitória em 1927, no Governo Florentino Avidos, e se tornou referência.

Ligação

Foi a primeira ligação da Ilha de Vitória ao Continente. É hoje um marco do patrimônio histórico e ambiental urbano do Espírito Santo e um raro exemplar nacional. Foi apelidada de "Cinco Pontes" por se tratar de cinco pontes ferroviárias pré-fabricadas emendadas.


Voltar ao topo da página