Notícias

PNUD: Vitória é selecionada em projeto para aceleração de desenvolvimento

Publicada em 01/07/2019, às 19h33

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Aves
Vitória vista de cima
Vitória planeja ações seguindo as diretrizes de tornar a cidade mais inteligente e sustentável

Vitória foi selecionada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para participar do projeto de Territorialização e Aceleração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que selecionou 116 municípios de 14 estados brasileiros.

O projeto está sendo implantado em territórios com atuação direta da Petrobras e que sofrem impactos advindos da instalação de grandes empresas.

Os objetos principais são a promoção de análises de indicadores municipais e Planos Plurianuais à luz dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030, bem como capacitação sobre os ODS, de forma a proporcionar o alinhamento das políticas municipais às metas de desenvolvimento sociais, econômicas e ambientais traçadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.

ODS

Os ODS, suas metas e indicadores podem ser utilizados como ferramenta de planejamento para os municípios, uma vez que orientam a implementação de políticas sociais, ambientais e econômicas de acordo com as necessidades e prioridades locais.

"A indicação de Vitória mostra que a gestão está no caminho certo, na medida em que planejamos nossas ações seguindo as diretrizes de tornar a cidade mais inteligente e sustentável. O projeto de territorialização e aceleração dos ODS do PNUD e da Petrobras nos permitirá evoluir ainda mais na estratégica de reconhecimento e disseminação dos ODS na Prefeitura", disse o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Mateus Mussa.

"A familiaridade com os ODS é imprescindível para uma gestão moderna e comprometida com o futuro. Além de dar visibilidade e transparência aos indicadores de Vitória, orienta os acordos de cooperação internacional, uma vez que utiliza a mesma linguagem que os organismos internacionais e demais municípios ao redor do mundo", afirmou o assessor de Relações Internacionais da Secretaria de Governo, Leonardo dos Santos.

"Recebemos com muita satisfação a notícia da seleção de Vitória para o projeto. Já temos trabalhado na disseminação e no reconhecimento dos ODS através do Observatório de Indicadores, do Plano de Metas 2020 e do Programa Vitória Cidade Educadora. Pelo Vida no Trânsito, tratamos assuntos de mobilidade segura e sustentável que se alinham aos ODS 11.2. Temos muito trabalho em andamento nessa temática e o apoio do PNUD e da Petrobras veio em boa hora", declarou o subsecretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Alberto Salume.

Observa Vix

Dados de Vitória nas áreas de assistência social, cidadania e direitos humanos, conjuntura financeira, cultura, desenvolvimento urbano, educação, meio ambiente, saúde, turismo, trabalho e renda podem ser conferidos por qualquer pessoa no portal do Observatório de Indicadores (Observa Vix).

Todos os indicadores estão associados aos objetivos e as metas traçados pela Agenda 2030, também conhecidos como Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O sistema é uma ferramenta de controle social e promoção do debate público, além de tornar os indicadores da administração municipal mais transparentes. É possível buscar as informações por tema, por objetivo e por região. Por meio do Observa Vix, o munícipe pode ter mais conhecimento da realidade da cidade.


Voltar ao topo da página