Notícias

PMV e Zurich Airport lançam programa para recuperar restinga da Curva da Jurema

Publicada em 17/03/2023, às 16h10 | Atualizada em 17/03/2023, às 16h19

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Parcerias e meios de implementação

André Sobral
Curva da Jurema

A preservação da vegetação nativa é de grande importância ambiental para a capital. Por isso, a Prefeitura de Vitoria promove, na próxima quarta-feira (22), o lançamento da recuperação de restinga na Curva da Jurema. A ação, que conta com a parceria da Zurich Airport Brasil, possibilitará a recomposição de 24 mil metros quadrados de área nesse espaço praial.

A cerimônia será às 9 horas, na praia da Guarderia, na região da Curva da Jurema, contará com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, de representantes da Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto de Vitória, e da sociedade civil organizada.

Com o programa, será possível dar início à recomposição da restinga local, plantando espécies nativas desenvolvidas em viveiro do próprio município que, ao longo da sua execução, permitirão o estabelecimento de um ecossistema natural, favorecendo a flora e a fauna da região.

"A vegetação tem grande importância ambiental, garantindo a proteção da biodiversidade, dos mananciais de água, de barreiras contra o vento, equilíbrio climático, entre outros. Um solo com vegetação preservada mantém sua estrutura, suas características e garante maior segurança", apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.

Recuperação

A recuperação na Curva da Jurema abrangerá 24 mil metros quadrados de área ao longo de toda a orla entre o Iate Clube e os quiosques. A parceria com a Zurich Aiport também envolverá áreas de restinga no interior do sítio aeroportuário da capital, chegando a 145 mil metros quadrados nesse espaço. Essa recuperação resultou de negociações entre a Prefeitura e a concessionária para resgatar antigas medidas de compensação ambiental definidas na época da expansão do Aeroporto de Vitória.

O município já concluiu a recuperação de 140 mil metros quadrados de área ao longo da praia de Camburi, quando foram plantadas 15.572 mudas, entre espécies rasteiras, arbustivas e arbóreas, além do cercamento das áreas em recuperação.

Compensação ambiental

A recuperação da restinga na região faz parte do Termo de Compromisso Ambiental (TCA), firmado entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Aeroporto de Vitória e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). O Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) é uma medida compensatória prevista no TCA, a fim de compensar os impactos gerados por obras feitas na época em que o aeroporto era administrado pela Infraero.

Vegetação de restinga

A vegetação de restinga é o conjunto de dunas e areais distribuídos ao longo do litoral brasileiro e por várias partes do mundo. Geralmente é revestida de vegetação baixa, endo composta, principalmente, por plantas arbustivas e herbáceas, criando variações climáticas, o que confere grande diversidade ambiental e biológica.

Em sua extensão é fauna é bastante rica, sendo usadas como habitat por várias espécies animais e, portanto, são componentes importantes dos biomas litorâneos, assim como os mangues. Além disso, muitas aves utilizam esse tipo de vegetação como locais de alimentação e descanso.


Voltar ao topo da página