Imprensa
PMV entrega primeiro trecho da ciclopassarela da Grande São Pedro no aniversário da cidade
Publicada em | Atualizada em
Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Jucilene Borges
A Grande São Pedro ganhou um presente especial no aniversário de Vitória. Na manhã deste sábado (6), a Prefeitura de Vitória entregou o primeiro trecho da ciclopassarela que vai interligar os bairros Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência, além da escadaria de acesso ao bairro Resistência a partir da orla do mangue.
Com 800 metros de extensão, iluminação e guarda-corpo, a ciclopassarela integra a 2ª etapa da reurbanização da orla da Grande São Pedro (Orla 1B), dentro do projeto Vitória de Frente para o Mar.
A solenidade contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, do secretário de Obras, Gustavo Perim, do secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, dos vereadores Mara Maroca, Baiano do Salão e Aloísio Varejão, além de lideranças comunitárias e demais autoridades.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou que a entrega representa muito mais do que infraestrutura.
"É uma obra de grande importância, com forte valor simbólico na celebração do aniversário da nossa capital. Antes considerada inviável, por atravessar uma área de manguezal, ela exigiu soluções inovadoras e sustentáveis. Além de impactar positivamente a mobilidade urbana e a infraestrutura cicloviária, esse projeto também terá um papel educacional: escolas poderão desenvolver atividades no manguezal, estimulando o contato das crianças com a riqueza desse ecossistema. Embora São Pedro seja a principal beneficiária, toda a cidade ganha um espaço de convivência, contemplação e turismo. Estamos transformando um local antes abandonado em um novo ponto de encontro, que valoriza a vida comunitária e o desenvolvimento sustentável. Este é mais um passo dentro da orla de São Pedro, que já conta com a Praça Doutor Batista e o pôr do sol da Ilha das Caieiras, e que seguirá em direção ao Canal de Camburi. Nosso objetivo é unir São Pedro a toda a cidade, construindo uma Vitória única, forte e bonita."
O secretário de Obras, Gustavo Perim, ressaltou o caráter pioneiro da intervenção.
"É uma grande alegria estarmos hoje em Resistência para entregar esta importante ligação com Nova Palestina. Esse era um sonho antigo da comunidade, que agora se torna realidade. Diferente das soluções tradicionais, optamos por um projeto inovador, sustentável e que respeita o nosso manguezal, o maior manguezal urbano da América Latina. Essa obra garante mobilidade, qualidade de vida e um novo espaço integrado à natureza. E esta é apenas a primeira etapa: vamos avançar até conectar São Pedro à orla de Camburi, aproximando ainda mais nossa cidade."
Para o presidente da Associação de Moradores de Resistência, Gilmar Lima, a entrega simboliza uma conquista histórica.
"Hoje, celebramos não apenas uma obra, mas a realização de um sonho antigo dos moradores de Resistência e de São Pedro. Essa ligação traz mobilidade, acessibilidade e novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo. Desde a década de 80 a comunidade sonhava em interligar os bairros, e agora esse sonho se torna realidade. Além de melhorar o acesso, a ciclopassarela valoriza o comércio local, fortalece a economia e muda a rotina de quem precisa se deslocar. Antes era preciso ir ao centro para fazer compras. Hoje, São Pedro se tornou um polo, e até pessoas do centro vêm até aqui. É uma grande vitória para todos nós."
Vitória de Frente para o Mar
As intervenções da Orla 1B contemplam 4,04 km de obras entre ciclopassarela e reurbanização de vias, incluindo passeios à beira-mar com deques e rampas de acesso para barcos, implantação da Praça do Papa, equipamentos públicos de esporte e lazer, iluminação pública, recuperação do manguezal, paisagismo e academias ao ar livre.
O investimento total é de R$ 107,7 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Até o momento, 40% da etapa já foi executada.
Em julho de 2024, a Prefeitura já havia concluído a primeira etapa do projeto, a Orla 1A, com investimento de R\$ 96 milhões. Esse trecho beneficiou os bairros São Pedro e Ilha das Caieiras, com 1.160 metros reurbanizados, além de melhorias em vias e equipamentos públicos locais.
Somadas, as duas fases já representam mais de R$200 milhões em investimentos na região.
Intervenções previstas na Orla 1B
* Reurbanização de vias (ciclovia, calçada, pista de rolamento, estacionamentos, canteiros e praças);
* Passeio contínuo à beira-mar com decks, arquibancadas alagáveis e rampas de acesso para barcos;
* Reurbanização de passeios com piso intertravado;
* Implantação de cinco queimadores de mariscos para pescadores e desfiadeiras de siri;
* Implantação da Praça do Papa, na Rua São Pedro;
* Construção de passarela de pedestres/ciclovia ligando Nova Palestina a Resistência;
* Iluminação pública e rede de drenagem;
* Recuperação do manguezal;
* Paisagismo e arborização urbana;
* Instalação de Academias de Idosos,
Academias de Jovens e Parks Kids.