Notícias

PMV e PM traçam estratégias para atuação em blocos no fim de semana

Publicada em 27/02/2020, às 19h39

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


  • Paz, justiça e instituições eficazes

Leonardo Silveira
Carnaval 2020 - Guarda Civil Municipal nas proximidades do Sambão do Povo
Guarda Municipal vai atuar para coibir transtornos nos desfiles de blocos (ampliar)

O Carnaval oficial acabou, porém, em Vitória, o fim de semana será de mais folia com o desfile de cinco blocos autorizados pela Prefeitura. Para garantir a ordem e a segurança, a PMV, por meio das secretarias de Segurança Urbana (Semsu), de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e de Meio Ambiente (Semmam), e a Polícia Militar se reuniram nesta quinta-feira (27) para planejar as ações conjuntas que serão adotadas.

"O objetivo é minimizar os transtornos que possam ser causados à população devido à aglomeração de pessoas que vão participar dos blocos e, também, garantir aos foliões que possam aproveitar os eventos em segurança", disse o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

A reunião, que aconteceu no 1º Batalhão da Polícia Militar, em Maruípe, contou com a participação do comandante do 1º BPM, tenente-coronel Borges, e o comandante da 12ª Cia Independente da PM, major Alves Christ, além de outros representantes da PM.

Ações

Durante a reunião, ficou definido que o ponto prioritário de atenção, tanto da Guarda Municipal quanto da PM, será o bairro Jardim Camburi, de onde parte, no sábado, o bloco Kustelão, a partir das 15 horas.
“Tendo em vista que o público do Kustelão costuma migrar para a região do Triângulo das Bermudas, haverá também ações e efetivo na Praia do Canto", enfatizou Calheira.

O efetivo da Guarda Municipal para atuação nos blocos será de 80 agentes, enquanto a PM vai destacar 100 policiais militares.

Conforme ficou acordado na reunião, a princípio, os efetivos serão concentrados nos dois bairros, porém poderão ser deslocados para outros locais caso se avalie que o público e os ambulantes migraram para outra área.

Interdição de vias

A Guarda Municipal atuará também na interdição de vias por onde passarão os blocos e fará a orientação do trânsito para os motoristas. Também serão realizadas operações da Lei Seca nas avenidas Fernando Ferrari e Dante Michelini para coibir o trânsito de veículos conduzidos por motoristas embriagados.

Fiscais de posturas da Sedec participarão das ações para coibir a presença de vendedores ambulantes e fiscais ambientais da Semmam atuarão para fiscalizar a ocorrência de caixas de som.

“É bom ressaltar que a interdição e as fiscalizações de postura e ambiental feitas pela PMV com apoio da PM visam coibir a ocorrência de crimes e de infrações administrativas, tais como venda irregular de bebidas alcoólicas e som em volume elevado. Vale acrescentar ainda que essas ações não terão como objetivo vedar a reunião pacífica das pessoas, seja na Praia do Canto ou em outros bairros”, finaliza Calheira.


Voltar ao topo da página