PMV e PM traçam estratégias para atuação em blocos no fim de semana
Publicada em
Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi
Leonardo Silveira
Guarda Municipal vai atuar para coibir transtornos nos desfiles de blocos (ampliar)
O Carnaval oficial acabou, porém, em Vitória, o fim de semana será de mais folia com o desfile de cinco blocos autorizados pela Prefeitura. Para garantir a ordem e a segurança, a PMV, por meio das secretarias de Segurança Urbana (Semsu), de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e de Meio Ambiente (Semmam), e a Polícia Militar se reuniram nesta quinta-feira (27) para planejar as ações conjuntas que serão adotadas.
"O objetivo é minimizar os transtornos que possam ser causados à população devido à aglomeração de pessoas que vão participar dos blocos e, também, garantir aos foliões que possam aproveitar os eventos em segurança", disse o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.
A reunião, que aconteceu no 1º Batalhão da Polícia Militar, em Maruípe, contou com a participação do comandante do 1º BPM, tenente-coronel Borges, e o comandante da 12ª Cia Independente da PM, major Alves Christ, além de outros representantes da PM.
Ações
Durante a reunião, ficou definido que o ponto prioritário de atenção, tanto da Guarda Municipal quanto da PM, será o bairro Jardim Camburi, de onde parte, no sábado, o bloco Kustelão, a partir das 15 horas.
“Tendo em vista que o público do Kustelão costuma migrar para a região do Triângulo das Bermudas, haverá também ações e efetivo na Praia do Canto", enfatizou Calheira.
O efetivo da Guarda Municipal para atuação nos blocos será de 80 agentes, enquanto a PM vai destacar 100 policiais militares.
Conforme ficou acordado na reunião, a princípio, os efetivos serão concentrados nos dois bairros, porém poderão ser deslocados para outros locais caso se avalie que o público e os ambulantes migraram para outra área.
Interdição de vias
A Guarda Municipal atuará também na interdição de vias por onde passarão os blocos e fará a orientação do trânsito para os motoristas. Também serão realizadas operações da Lei Seca nas avenidas Fernando Ferrari e Dante Michelini para coibir o trânsito de veículos conduzidos por motoristas embriagados.
Fiscais de posturas da Sedec participarão das ações para coibir a presença de vendedores ambulantes e fiscais ambientais da Semmam atuarão para fiscalizar a ocorrência de caixas de som.
“É bom ressaltar que a interdição e as fiscalizações de postura e ambiental feitas pela PMV com apoio da PM visam coibir a ocorrência de crimes e de infrações administrativas, tais como venda irregular de bebidas alcoólicas e som em volume elevado. Vale acrescentar ainda que essas ações não terão como objetivo vedar a reunião pacífica das pessoas, seja na Praia do Canto ou em outros bairros”, finaliza Calheira.