Notícias

PMV decreta luto por morte do ex-prefeito Chrisógono Teixeira da Cruz

Publicada em 01/09/2022, às 18h35 | Atualizada em 01/09/2022, às 18h43

Por Andreza Lopes (aclopeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Chrisógono Teixeira da Cruz

A Prefeitura de Vitória lamenta a morte de Chrisógono Teixeira da Cruz, que foi prefeito de Vitória no período de 05/04/1971 a 13/03/1975. Em razão disso, a administração municipal decretou luto oficial de três dias.

A PMV presta solidariedade a familiares e amigos desse importante nome na Capital.

A sede atual da Prefeitura, na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, começou a ser construída em 1971, na gestão do prefeito Chrisógono Teixeira da Cruz. No Arquivo Público, há o documento em que o gestor justifica a necessidade da nova sede.

Ele alegou que a cidade havia crescido rapidamente nas últimas décadas, passando de 20 mil para 160 mil habitantes, e vários serviços oferecidos pela Prefeitura estavam descentralizados por não caber na sede do Governo.

O prefeito obteve uma área de 10 mil metros quadrados de terreno em Bento Ferreira. Houve abertura de concurso público para escolha do melhor projeto e o vencedor foi o projeto "Arquitetura, Urbanismo, Planejamento e Construções", do arquiteto Carlos Alberto Vivacqua Campos.

Nas fotos do Arquivo Público, é possível ver várias etapas da construção do empreendimento, que terminou em outubro de 1973 e recebeu o nome de Palácio Jerônimo Monteiro.


Voltar ao topo da página