Notícias

PMV apoia projeto que alia esporte, saúde e inclusão social

Publicada em 29/04/2025, às 00h00 | Atualizada em 29/04/2025, às 15h11

Por Gislaine de Assis Santos (gasantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Silveira
Piscinas do Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão) reformadas
Piscina do Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão). (ampliar)

Muito além de ensinar a nadar, o projeto Natação Viva Vitória tem transformado a vida de crianças e adolescentes da capital, promovendo inclusão social, saúde e novas oportunidades. A iniciativa, realizada pelo Instituto Maratonas com o apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semesp), já atende 50 alunos com idades entre 7 e 16 anos.

As aulas ocorrem na piscina do Tancredão, localizado na Rua Rosilda Falcão dos Anjos - Mário Cypreste, viabilizadas graças a uma parceria com a Prefeitura de Vitória. Divididas em quatro turmas com 12 a 13 alunos cada, as atividades são realizadas em dois dias da semana, terças e quintas, ou quartas e sextas, sempre no período da manhã. O formato permite acompanhamento técnico individualizado e seguro para cada aluno.

Idealizado por Márcio Junqueira, diretor técnico do Instituto e nadador ultramaratonista, o projeto nasceu do desejo antigo de levar o esporte a quem mais precisa. "Entendo o impacto que o esporte pode ter na infância. Sempre quisemos criar um projeto de natação voltado a crianças da Grande Vitória. Com o Natação Viva Vitória, conseguimos tirar essa ideia do papel", destacou Márcio.

O Natação Vitória conta com nomes de peso da natação capixaba no corpo técnico. A campeã olímpica Daiene Dias é uma das professoras, ao lado do triatleta Pedro Bianchi, como auxiliar técnico. Márcio Junqueira também atua diretamente com os alunos. Ele foi o primeiro capixaba a concluir a Tríplice Coroa das Águas Abertas, atravessando o Canal da Mancha, contornando Manhattan e nadando da Ilha de Catalina, na Califórnia.

"Para nós, é importante que as crianças tenham contato com grandes referências. Isso inspira, motiva e mostra que é possível sonhar alto. Já temos alunos com talento sendo observados para escolinhas de alto rendimento", disse Márcio.

A ideia da parceria com a Prefeitura surgiu após a inauguração da piscina do Tancredão.  A equipe buscou apoio junto à Secretaria de Esportes. A proposta foi bem recebida e, em pouco tempo, a parceria foi firmada, garantindo o espaço necessário para que o Natação Viva Vitória se tornasse realidade.

"Podemos observar que o projeto tem sido muito bem aproveitado, muitas crianças nunca tinham tido contato com a água, e agora a gente vê uma evolução significativa, não só na natação, mas também na coordenação motora, respiração e até na saúde, já que algumas têm asma ou bronquite. A natação tem trazido benefícios reais, e esperamos que o projeto continue por muitos anos", disse Pedro Bianchi. 

De olho no futuro

Além do Natação Viva Vitória, o Instituto Maratonas trabalha no desenvolvimento de um segundo projeto: o Maré de Oportunidades, que levará o ensino de natação para águas abertas, na Praia da Guarderia. A nova proposta, ainda em fase de captação, poderá atender até 80 crianças.


Voltar ao topo da página