Notícias

Plano de Mobilidade: etapas começam a ser cumpridas de forma participativa

Publicada em 26/07/2023, às 12h40

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Elizabeth Nader
Carro do consórcio contratado para Plano de Mobilidade Urbana de Vitória.
Veículo do consórcio contratado para o Plano de Mobilidade Urbana percorre as ruas da capital. (ampliar)

Plano de Mobilidade: etapas começam a ser cumpridas de forma participativa
Vitória terá, nos próximos anos, um Plano de Mobilidade Urbana, que, quando implantado, facilitará o deslocamento de pessoas e veículos e influenciará diretamente na mobilidade da cidade, que recebe boa parte de seu trânsito de outros municípios.

Trata-se de um mecanismo importante e necessário para o planejamento urbano, desenvolvido pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura (Setran), e que também vai permitir a proposição de políticas e ações para o sistema viário de transportes nas suas mais diversas modalidades.

O principal objetivo do plano é avaliar e definir ações, investimentos e prioridades para garantir condições adequadas de mobilidade do município nos cenários atuais e futuros. A elaboração do plano conta com grande participação social e foco na priorização do transporte não motorizado, ativo e coletivo.

Etapas

O plano possui as seguintes etapas: levantamento de dados e análise, diagnóstico da situação atual, objetivos e cenários do sistema existente e elaboração do plano.

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, houve avanços importantes este ano. Em junho, representantes de entidades de classe, especialistas em trânsito e funcionários da empresa responsável pelo plano participaram de uma oficina temática em Vitória.

Confira aqui as atualizações: https://www.mobilidadevix.com/

Desenvolvimento

"A oficina temática foi o momento de ouvir técnicos municipais e especialistas locais sobre mobilidade urbana. Mecanismos práticos para desenvolver uma cidade mais justa e acessível, considerando-se a complexidade e as características de nossa capital", recordou o gestor.

O secretário destacou também o trabalho realizado pelo consórcio à frente do plano, que, em junho, contratou um veículo adaptado que percorreu ruas e avenidas de Vitória com a finalidade de realizar o inventário técnico da malha viária e cicloviária do município.

"O veículo contratado pela empresa responsável percorreu diversas vias da cidade colhendo informações sobre as reais condições dos pavimentos das vias, dos passeios, as condições de acessibilidade, o mobiliário urbano e a infraestrutura para circulação de bicicletas, entre outras informações relevantes que fundamentará o plano", disse Alex Mariano.

Veja aqui como participar: https://www.mobilidadevix.com/#participa

Sinalização

Estão compilados, ainda, dados referentes à localização, ao estado de conservação e às características da sinalização horizontal, vertical, indicativa, semafórica, entre outras informações que serão úteis e necessárias para confecção do plano.

Alex Mariano disse que os técnicos e gestores estão otimistas e, depois de muitos anos, o trabalho se tornará uma realidade. Segundo ele, o plano foi idealizado há muito tempo, precisou aguardar a burocracia legal e agora se concretiza.

"Nossa expectativa é que o plano esteja finalizado em dois anos, podendo ser adiado por um pequeno período. As etapas estão sendo cumpridas e estamos otimistas que será mais um ganho para mobilidade de nossa cidade", avaliou o secretário.


Voltar ao topo da página