Notícias

Piquenique literário no Parque Moscoso encanta crianças e familiares

Publicada em 02/09/2022, às 18h00 | Atualizada em 02/09/2022, às 18h06

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luis Oliveira


  • Educação de qualidade

Luis Oliveira
Cmei Ernestina Pessoa
Luis Oliveira
Cmei Ernestina Pessoa

Um dia de afeto e diversão, em um dos espaços verdes mais belos da cidade de Vitória. Nesta sexta-feira (02), as 225 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ernestina Pessoa, participaram de um piquenique literário com seus familiares. O momento lúdico de contação de história foi realizado no Parque Moscoso, tradicional destino da unidade de ensino pela proximidade com o local.

Para enriquecer ainda mais o momento com as famílias e divertir os pequenos, a unidade de ensino convidou a professora, escritora e contadora de histórias Verena Setúbal, para fazer uma contação de história divertida e interativa do livro "O diário de uma capixabinha", de sua autoria.

Aproveitando a sombra das árvores do parque, a criançada ficou encantada com a história, em uma oportunidade única na presença de seus familiares, curtindo esse momento juntos. Um dia que evidenciou o fortalecimento de vínculos da comunidade com a equipe escolar da unidade de ensino. Após o fim da história, todos participaram de um piquenique com lanches saudáveis.

Integração

Para a Mariana Domingues, mãe dos pequenos Davi e Valetina, é fundamental que as crianças participem de momentos de incentivo à leitura. "Eu achei maravilhoso. Acho muito importante inserir as crianças nesse universo da leitura. Tivemos um momento bem lúdico e bem prazeroso para eles, fico muito feliz pela escola ter nos proporcionado essa oportunidade em uma tarde tão gostosa", pontuou.

"É muito bom poder interagir com ela na companhia dos colegas de sala e professores, ainda mais no Parque Moscoso que é tradição na nossa cidade. Minha pequena gostou demais desse momento, foi muito especial", disse Mainy Souza, mãe da Helena, do grupo 3.

Luis Oliveira
Cmei Ernestina Pessoa
Luis Oliveira
Cmei Ernestina Pessoa

"Acho interessantíssimo essa ação realizada hoje. A escola incentiva as crianças a ler desde muito pequenos. Acho esse trabalho fundamental nesse mundo cada vez mais digital em que vivemos, para que sejam crianças leitoras e curiosas, conhecendo as literaturas", ressaltou Deivid Fernandes, pai de David, do grupo 4.

Memórias da infância

Para a escritora Verena Setúbal, que comandou a contação de histórias, a troca de experiências com as crianças e seus familiares é uma forma de resgatar memórias da infância. "Agradeço muito a escola pelo convite. Foi um dia muito gostoso, estive aqui de manhã e à tarde também. É sempre gratificante poder trazer um pouco de poesia em forma de canção, relembrando da minha infância", pontuou.

A gestora da unidade de ensino, Rosilene Teixeira, explicou que a ação foi pensada dentro do projeto educacional do Cmei, que neste ano tem o tema "Brincando e aprendendo com a literatura infantil".

"Nossa escola fica próxima ao parque, então temos que aproveitar e valorizar esse espaço. O livro 'O diário de uma capixabinha' fala do Espírito Santo, de seus pontos turísticos, praias e monumentos, então tem tudo a ver com a nossa proposta deste ano, em nosso Cmei", disse.

Luis Oliveira
Cmei Ernestina Pessoa
Luis Oliveira
Cmei Ernestina Pessoa

Voltar ao topo da página