Notícias

Pessoas em situação de rua fazem teatro sobre cultura negra no Centro-Pop

Publicada em 06/12/2019, às 14h22

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Paula Bourguignon
Teatro no Centro-Pop
Usuários do Centro-Pop enceraram peça para homenagear a cultura negra (ampliar)

Apresentação teatral, roda de conversa, filmes e oficinas artísticas. As pessoas em situação de rua que frequentam diariamente o Centro de Referência para a População em Situação de Rua (Centro-Pop) participaram no último mês do evento "Cultura Afrobrasileira", em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

Como parte do encerramento do projeto, nesta sexta (6), os usuários encenaram uma peça de teatro, com orientações do oficineiro Júnior Rocha, das oficineiras Ana Maria da Rocha Rodrigues e Jupiara Francisco Cruz Julio da Silva, de artes e corte/costura, respectivamente. 

Na apresentação, os "atores" foram divididos em duas partes. Na primeira, foi feito um pocket show. Foi um espetáculo performático de teatro e dança no qual os participantes do coletivo "O Olho da Rua" contaram um pouco sobre a cultura negra no mundo.

Já na segunda parte foi pensada a roda de conversa "Cidadãos de Direitos". Por meio de um bate-papo descontraído mediado pela equipe do Centro-Pop, os usuários conversaram sobre cultura, movimento e consciência negra, bem como resgate socioeconômico do Brasil, direitos adquiridos, entre outros assuntos.

Sensibilidade

"Trata-se de um grupo rotativo composto pelos participantes mais assíduos da oficina de diversidade artístico-cultural, ministrada no Centro-Pop de Vitória pelo ator e diretor teatral Júnior Rocha. Nas oficinas, os participantes vivenciam práticas de musicalização, teatro, circo, expressão corporal, dentre outras possibilidades do fazer artístico. O nome "O Olho da Rua" foi escolhido no sentido de despertar nas pessoas a sensibilidade do olhar de quem não vive na pele as mazelas que pessoas em situação de rua lutam para vencer", declarou o coordenador do Centro-Pop, Mauro Motta.


Voltar ao topo da página