Notícias

Pesca do robalo está proibida até 30 de junho

Publicada em 03/05/2019, às 15h59

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Defeso do robalo
Proibição visa proteger espécies durante o período de reprodução, garantindo a manutenção dos estoques pesqueiros e a renda dos pescadores

Está em vigor a época de defeso do robalo, que começou na última quarta-feira (1º) e vai até 30 de junho. Nesse período, está proibida a captura de todas as espécies do peixe (Centropomus sp.). A proibição está prevista na instrução normativa nº 10, de 2009, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A proibição visa proteger as espécies durante o período de reprodução, garantindo a manutenção dos estoques pesqueiros e da atividade e a renda dos pescadores.

O coordenador de Monitoramento Costeiro e Ecossistemas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Paulo Rodrigues, estudou o período reprodutivo do peixe no Espírito Santo e a influência dos efeitos climáticos e meteorológicos, como pluviosidade, temperatura do ar e entrada de frentes frias na reprodução, o que foi fonte para a criação do período de defeso do robalo no Estado.

Robalos

Os robalos apresentam 12 espécies nas áreas tropicais e subtropicais das Américas, nos oceanos Atlântico e Pacífico, coincidindo com a distribuição dos manguezais.

São encontrados nos ecossistemas costeiros, estuários, praias, bocas de rio, recifes costeiros, pântanos salgados, córregos de gramíneas, rios e lagos. Três espécies foram encontradas no Espírito Santo.

Pesca

Pelo seu alto valor econômico e pela qualidade de sua carne, o robalo é um dos principais alvos da pesca das comunidades ribeirinhas, constituindo assim uma das mais tradicionais pescarias artesanais do mundo, além de ser uma das espécies mais procuradas pela pesca esportiva.


Voltar ao topo da página