Notícias

Parques recebem serviço de aceiros para evitar propagação de queimadas

Publicada em 24/09/2019, às 09h00

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Aceiros
Trabalho visa prevenir a passagem do fogo para áreas de vegetação (ampliar)
Divulgação Semmam
Aceiros
Principal foco de atuação das equipes são os parques urbanos e naturais (ampliar)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realiza o serviço de aceiros em vários parques da cidade.

Os aceiros são faixas onde a vegetação rasteira é removida da superfície do solo, visando prevenir a passagem do fogo para áreas de vegetação, evitando a propagação de queimadas e incêndios nos parques, inclusive, áreas de proteção ambiental.

O secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, ressalta que os aceiros são realizados durante todo ano e atuam como uma barreira para retardar ou impedir o progresso de incêndios florestais. "O principal foco de atuação no município de Vitória são os parques urbanos e naturais, especialmente a Área de Proteção Ambiental (APA) do Maciço Central".

Neste ano, os aceiros foram realizados nos períodos mais secos devido ao maior histórico de ocorrências de queimadas nesses locais nos anos anteriores, visando proteger a flora, a fauna e a própria população residente no entorno dos parques.

O parque urbano atendido foi o Barão de Monjardim, cujo serviço aconteceu em julho. Já os parques naturais contemplados foram: Gruta da Onça, em abril; Vale do Mulembá, de abril a junho; Tabuazeiro, de julho a agosto; e Fonte Grande, de agosto a setembro.


Voltar ao topo da página