Notícias

Parque Tecnológico: PMV reabre prazos para contratação de empresa de consultoria

Publicada em 23/06/2020, às 14h38

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Indústria, inovação e infraestrutura

Marcus Monteiro
Centro de Inovação está com 60% construído
Obras do Parque Tecnológico de Vitória já estão 70% concluídas (ampliar)

A Prefeitura de Vitória publicou no Diário Oficial do Município (página 13) desta segunda-feira (22) a reabertura dos prazos do pregão eletrônico para contratação de uma empresa de consultoria especializada em gestão, implantação, capacitação, formação de ecossistema de inovação e empreendimentos do Centro de Inovação, em Goiabeiras.

A entrega das propostas começa nesta terça (23), com abertura no dia 3 de julho, às 13 horas, às 13h30. O edital 49/2020 pode ser conferido nos sites portaldecompras.vitoria.es.gov.br e portaldecompraspublicas.com.br .

"A contratação da consultoria visa à elaboração de propostas de modelos de gestão a serem implantados no empreendimento. Os investimentos no Centro de Inovação são provenientes de recursos vinculados ao convênio junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), possibilitando, portanto, o cumprimento de prazos pré-estabelecidos para sua efetivação, tornando necessária a continuidade da contratação mesmo em meio à pandemia da Covid", explica o diretor de Inovação da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Marcos Ferreira.

Parque Tecnológico

As obras do Parque Tecnológico de Vitória já estão 70% concluídas, com previsão de entrega no segundo semestre deste ano. Segundo o diretor-presidente da CDTIV, Renzo Nagem, o espaço integra uma das ações do "Programa Empreendedorismo, Economia Criativa e Inovação".

Ele destaca a importância da iniciativa, que vai tornar Vitória uma cidade ainda mais inteligente, desenvolvida e conectada. "A contratação de uma empresa de consultoria especializada, com ampla experiência no ramo e conhecimento aprofundado de ecossistemas de inovação no Brasil e no exterior, é fundamental para o sucesso do Parque Tecnológico. É imprescindível construir uma sólida fundamentação do modelo de gestão do Centro de Inovação, bem como da sua modelagem operacional, jurídica e comercial".

Nagem destaca ainda que a iniciativa vai colaborar para a implementação da Política Municipal de Inovação. "A consultoria orientará a vocação e o planejamento do Centro de Inovação em consonância com as potencialidades do município e com as verticais de interesse da Política Municipal de Inovação, que são metalmecânica, logística, energia (petróleo e energia elétrica/renováveis), cidades inteligentes e sustentabilidade", explica.

Centro de Inovação

O Parque Tecnológico Metropolitano de Vitória será instalado próximo ao aeroporto de Vitória e será dividido em três áreas: o Centro de Inovação e duas áreas para instalação de empresas/indústrias de base tecnológica e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento.

Ele está sendo construído em três pavimentos, com área de 2.098 metros quadrados e de forma sustentável. O empreendimento se constituirá no coração e no cérebro do Parque Tecnológico de Vitória.

Empregos

A expectativa é a geração de 140 empregos diretos já no primeiro ano e 8,7 mil novas vagas em 12 anos, o que demonstra o forte potencial de geração de postos de trabalho e receita em resposta à crise econômica causada pela pandemia da Covid-19. Além disso, estudos apontam que, em 20 anos, deverão ser gerados 16 mil empregos diretos e mais 41 mil indiretos, resultando em R$ 18 milhões em impostos.


Voltar ao topo da página