Notícias

Parque da Fonte Grande faz 33 anos com plantio, caminhada e formação

Publicada em 02/08/2019, às 08h00 | Atualizada em 02/08/2019, às 14h09

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Formação em Mata Atlântica
Professores utilizarão o material educativo como ferramenta pedagógica para desenvolver projetos e ações de cunho ambiental com os estudantes (ampliar)

O Parque Estadual da Fonte Grande estará em festa na quarta-feira (7), quando completa 33 anos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e a administração do local prepararam uma programação para celebrar o aniversário.

Nesta sexta-feira (2), acontece o 3º Encontro da Formação em Educação Ambiental "Temas do Cotidiano de Vitória: Mata Atlântica", para cerca de 100 professores da rede municipal, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A atividade é uma parceria entre Gerência de Educação Ambiental, da Semmam, e Gerência de Formação e Desenvolvimento Educacional, da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Os participantes poderão discutir melhor os conteúdos propostos no material didático específico sobre Mata Atlântica que foi distribuído para todas as escolas da rede municipal, além de propostas metodológicas, vídeos e vivência in loco na Trilha da Batata e do Caracol.

Educador ambiental do Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque da Fonte Grande, Wilson de Souza ressalta a importância da formação. "É uma oportunidade para conhecer o que existe no seu território e despertar o sentimento de pertencimento e, dessa forma, possamos preservar".

Após a formação, os professores utilizarão o material educativo como ferramenta pedagógica para desenvolver projetos e ações de cunho ambiental com os estudantes.

"Esperamos que, com essa metodologia, as escolas possam potencializar ações junto às comunidades em que estão inseridas a fim de promover boas mudanças de hábitos, valores e atitudes em relação ao meio ambiente", disse a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha.

Carlos Antolini
Caminhada Ecológica no Parque da Fonte Grande
Visitantes terão a oportunidade de contemplar as belezas e paisagens do parque durante caminhada ecológica

Caminhada

Neste domingo (4), a partir das 8 horas, será realizada uma Caminhada Ecológica, com início na estrada Tião Sá, com visitas aos mirantes do Sumaré e da Cidade. A inscrição é gratuita, por meio do e-mail parquedafontegrande1@gmail.com. Mais informações pelo telefone (27) 3381-3521.

Plantio de mudas

Na quarta-feira (7), às 9 horas, 25 alunos do 6º ano matutino da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloisa Abreu terão a oportunidade de plantar mudas de Mata Atlântica. A atividade faz parte do projeto de Educação Ambiental “Fonte Grande: Olhares sobre Vitória”.

Já no sábado (10), às 8 horas, encerrando as atividades em comemoração ao aniversário do parque, acontecerá o plantio de 120 mudas de espécies frutíferas nativas da Mata Atlântica.

"Preparamos uma programação que pudesse contemplar formação, caminhada e plantio para deixar registrado o aniversário desse parque, que é um dos mais importantes para a cidade de Vitória", contou Juliana.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emauel Zouain, conta que o Parque da Fonte Grande é uma Unidade de Conservação de proteção integral e tem grande importância para a cidade. "Lá encontramos um dos maiores fragmentos remanescentes da Mata Atlântica da cidade".

Parque

O Parque da Fonte Grande está localizado no Maciço Central da Ilha de Vitória, contrastando com a agitação da metrópole e sendo um convite para quem deseja relaxar apreciando a natureza. Na capital, o parque é a última área contígua de grande porte com vegetação característica de encostas da Mata Atlântica.

Ao longo de seus 2.180.000 m² (217,58 hectares), podem ser observados répteis, invertebrados, pequenos mamíferos e aves. Em suas encostas, estão localizadas várias fontes e bicas, com destaque para São Benedito, Cazuza e Morcego. O local também possui um Centro de Educação Ambiental (CEA).

O Parque da Fonte Grande conta com Centro de Educação Ambiental (CEA), que desenvolve processos educativos por meio de projetos com a comunidade do entorno, instituições de ensino e grupos organizados. Para mais informações, basta ligar para o telefone 3382-6576 e falar com o educador ambiental Wilson de Souza.


Voltar ao topo da página