Notícias

Papai Noel leva magia do Natal para Ilha das Caieiras neste domingo

Publicada em 06/12/2019, às 07h00

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Flávio Almeida
Papai Noel em São Pedro
Papai Noel vai levar alegria para a criançada na Grande São Pedro

A Ilha das Caieiras vai receber uma visita para lá de especial neste domingo (8), a partir das 9 horas. Papai Noel chega trazendo a magia do Natal para alegrar crianças, jovens e adultos no entorno do Museu do Pescador. A visita do bom velhinho vai contar ainda com apresentação musical e brinquedos do projeto Brincar nos Bairros, como pula-pula, tobogã e cama elástica. A entrada é gratuita.

Às 9 horas, com muita música, as pessoas vão fazer a comitiva de boas-vindas para Papai Noel. Às 10 horas, o Núcleo de Balé do Circuito Cultural de Vitória, projeto da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), vai fazer uma apresentação especial no local.

Em seguida, a cantora e estudante Pamella Moreira, de apenas 14 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Lacerda de Aguiar, vai trazer o clima natalino para a Ilha das Caieiras, cantando músicas típicas desta data comemorativa. Pammela vai trazer ainda canções de autoria própria para homenagear o Natal.

Ostras gigantes

O Museu do Pescador estará aberto para visitação durante a programação da chegada do Papai Noel na Ilha das Caieiras. A exposição traz itens do universo do pescador, da desfiadeira de siri e de profissões típicas do bairro, como verdadeiras peças de museu. O destaque fica para as ostras gigantes, que chegam a medir 33 centímetros.

A Arte é Nossa

Além da chegada do Papai Noel e da exposição no Museu do Pescador, o público vai poder conferir ainda as obras de arte urbana “Mulheres do Cais”, nas paredes externas do próprio museu e na praça anexa, e a obra “Pessoas, percurso e paisagem”, na própria rua do Museu: rua Felicidade Correia dos Santos. As obras fazem parte do projeto A Arte é Nossa, da Semc.

As duas obras buscam resgatar o cotidiano e a história da Ilha das Caieiras, remetendo ao universo do pescador, da desfiadeira de siri e da própria vivência dos moradores da comunidade. Nas paredes do museu, a frase “Águas Que Sustentam” remetem a essa relação da Ilha das Caieiras e às águas que cercam a comunidade.

Ambas obras foram realizadas pelo Coletivo Cidade Quintal, idealizadas pelos artistas Juliana Lisboa e Renato Pontello, que realizaram um trabalho de imersão na comunidade, buscando histórias e o próprio universo que embasa as obras.

Programação

9h – Comitiva de boas-vindas para Papai Noel
9h – Brincar nos Bairros, com pula-pula, cama elástica e tobogã
9h30 – Chegada do Papai Noel
10h – Apresentação de Balé do Circuito Cultural de Vitória
10h30 – Apresentação da cantora Pamela Moreira

 

Serviço
Chegada do Papai Noel na Ilha das Caieiras
Quando: 8 de dezembro (domingo)
Horário: 9 horas
Onde: Museu do Pescador – Rua Felicidade Correia dos Santos – Ilha das Caieiras
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita.

Voltar ao topo da página