Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Palestra alerta e conscientiza síndicos sobre violência doméstica

Publicada em | Atualizada em

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Divulgação Semcid
Palestra alerta e conscientiza síndicos sobre violência doméstica
Palestra alerta e conscientiza síndicos sobre violência doméstica.

A equipe do "Programa Mulheres Seguras, Condomínio Cidadão", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), esteve, na noite desta terça-feira (02), na paróquia de Santa Rita de Cassia, localizada na Praia do Canto.

A inciativa, que é uma parceria com a Comissão de Segurança Pública da Câmara de Vitória, se reuniu com os síndicos da região para alertar sobre a violência doméstica e como acionar a rede de proteção ofertada pelo município.

Na ocasião, foram distribuídos folheto informativos sobre a campanha Mulheres Seguras, Condomínio Cidadão, contendo orientações sobre os tipos de violência e os equipamentos da prefeitura de proteção às mulheres vítimas de violência.

Divulgação Semcid
Palestra alerta e conscientiza síndicos sobre violência doméstica
Palestra alerta e conscientiza síndicos sobre violência doméstica.

"Na capital, na Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, a mulher conta com uma rede de atendimento, como o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv). Além disso, nos encontros, realizados em vários locais e instituições, também damos informações quanto às diversas formas de violência contra as mulheres. Precisamos chamar a atenção para a necessidade de mudança dessa realidade", apontou a secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Luciano Forrechi.

"A Casa Rosa é hoje uma referência no atendimento às pessoas em situação de violência em Vitória. O espaço oferece acolhimento humanizado e acompanhamento especializado, com uma equipe multiprofissional preparada para garantir cuidado em saúde, orientação e encaminhamento à rede de proteção. Nosso compromisso é assegurar que mulheres, crianças e famílias tenham acesso a um serviço estruturado, capaz de apoiar na superação da violência e no fortalecimento de vínculos. Iniciativas como o Programa Mulheres Seguras, Condomínio Cidadão, somam esforços a essa rede, ampliando a prevenção e o acesso à informação", destaca a secretária de Saúde, Magda Lamborghini.

Divulgação Semcid
Palestra alerta e conscientiza síndicos sobre violência doméstica
Palestra alerta e conscientiza síndicos sobre violência doméstica.
Cramsv

Na capital, a Prefeitura de Vitória possui o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), que é um equipamento da Semcid que presta atendimento nos casos de violência doméstica, familiar e intrafamiliar em razão do gênero.

O serviço visa ao fortalecimento dos mecanismos psicológicos e sociais para que a mulher possa enfrentar e superar o quadro violento e receber informações para a garantia de seus direitos. O Cramsv está localizado na Casa do Cidadão, na avenida Maruípe, 2.544, em Itararé.

O horário para atendimento presencial é das 8h às 17h. Mais informações ou encaminhamentos também podem ser obtidos pelo telefone (27) 98125-0138 (também WhatsApp).

Casa Rosa

As munícipes também contam com a Casa Rosa, Centro de Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e Família em situação de Violência. O serviço está situação na Rua Hermes Curry Carneiro, 249, na Ilha de Santa Maria. O telefone para contato é 27 98107-0192 (somente para chamadas telefônicas). Horário de funcionamento de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.