Notícias

Palácio Municipal poderá ganhar horta e jardim terapêutico

Publicada em 06/12/2017, às 14h00

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Horta e Jardim Terapêutico Medicina do Trabalho
Prefeitura está estimulando os servidores a implantar horta e jardim terapêutico e cuidar desses espaços no Palácio Municipal
Carlos Antolini
Horta e Jardim Terapêutico Medicina do Trabalho
Projeto piloto é desenvolvido no edifício Helenus, onde funcionam vários setores da PMV, em Bento Ferreira

O Palácio Municipal poderá ganhar uma horta e um jardim terapêutico, mas, para isso, é necessário que os servidores contribuam com os cuidados necessários para a manutenção desses espaços.

A ideia é promover espaços terapêuticos e criativos em áreas públicas, além de propiciar o estreitamento de laços terapêuticos do homem com a natureza através do contato com a terra e as plantas medicinais.

O projeto piloto é executado na Medicina do Trabalho, no edifício Helenus, que fica na rua Amélia da Cunha Ornelas, 295, em Bento Ferreira, contando com a orientação da equipe de Práticas Integrativas e Complementares (PIC´s) do município de Vitória.

No local, estão sendo cultivados: manjericão, cebolinha, salsa, couve, coentro, orégano, tomate, alface, alecrim, hortelã pimenta, boldo, boldo da horta, cana de macaco, arnica, capim cidreira, hortelã e saião.

Significado

A coordenadora de Promoção à Saúde do Servidor, Mariana Thebaldi Schwan Schoenenkorb, explica que é importante que o servidor se identifique com esse trabalho. "É necessário que sejam pessoas que gostem do trabalho com a terra e que a ação tenha algum significado para ela. Queremos também contribuir para que o servidor saia da rotina e cuide melhor da sua saúde".

Como participar

O servidor que deseja contribuir para que o Palácio Municipal passe a ter esses espaços terapêuticos deve entrar em contato com a Coordenação de Promoção à Saúde do Servidor, por meio do telefone 3382-6211, para se cadastrar como voluntário nos cuidados com a horta e o jardim terapêutico até esta sexta-feira (8).

O único critério é que o servidor se comprometa a cuidar com muito zelo dos espaços. Dependendo da quantidade de inscritos, a ideia é que se faça uma escala entre os servidores para que o trabalho seja bem compartilhado. Os espaços vão contar com plantas terapêuticas e aromáticas.


Voltar ao topo da página