Notícias

Pacientes que fazem tratamento para hipertensão recebem orientações por torpedo

Publicada em 05/06/2019, às 12h16 | Atualizada em 05/06/2019, às 13h52

Por Eduardo Brinco, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semus
Torpedo hipertensão
Pacientes hipertensos começaram a receber torpedos com orientações para tratamento da doença

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) inicia, nesta quarta-feira (5), o envio de torpedos para 2.176 pessoas com diagnóstico de hipertensão arterial que fazem acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

A ação tem como objetivo orientar sobre o controle da hipertensão e suas complicações, ressaltando a importância do uso regular da medicação e do acompanhamento regular de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, aponta que, em Vitória, as 29 unidades de saúde realizam o acolhimento dos pacientes por meio de equipe multidisciplinar visando à atenção de forma integral, com oferta de ações educativas, exames laboratoriais, consultas com profissionais de saúde, medicamentos e outros encaminhamentos de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Fatores de risco

Sobrepeso, obesidade, má alimentação relacionada ao consumo excessivo de sal, sedentarismo, tabagismo e fator hereditário são as principais razões que podem levar à hipertensão.

Prevenção

O objetivo da ação é estimular o diagnóstico precoce, o tratamento contínuo e o controle da PA, com o uso regular de medicamentos e modificação do estilo de vida:

• Manter o peso adequado;
• Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
• Praticar atividade física regular;
• Aproveitar momentos de lazer;
• Abandonar o fumo;
• Moderar o consumo de álcool;
• Evitar alimentos gordurosos;
• Controlar o diabetes.

Sintomas

A hipertensão é uma “doença silenciosa”, já que muitos não apresentam nenhum sintoma. Contudo, alguns sintomas da hipertensão podem ocorrer: dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Por isso é importante estar atento e procurar o serviço de saúde para aferição de sua pressão e o cuidado com sua saúde.

A hipertensão, quando não tratada em tempo oportuno, pode acarretar complicações de saúde como: infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal e visão embaçada.


Voltar ao topo da página