Notícias

Outubro Rosa: NoSUS Coral marca abertura da campanha na US Fonte Grande

Publicada em 08/10/2019, às 14h39

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Outubro Rosa
Apresentação do NoSUS Coral despertou atenção de servidores e pacientes na US Fonte Grande (ampliar)
Divulgação Semus
Outubro Rosa
Coral é composto por servidores de Vitória e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) (ampliar)

A Unidade de Saúde de Fonte Grande abriu oficialmente a campanha Outubro Rosa com a apresentação do NoSUS Coral, composto por servidores de Vitória e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), nesta última segunda-feira (7).

O evento contou com a participação da comunidade, representantes da escola de samba Unidos da Piedade, representantes da Comunidade Eclesial Sagrado Coração de Jesus/Fonte Grande e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anacleta Schneider.

Neste mês, a unidade ampliou a oferta de exames preventivos para detecção do câncer de colo de útero. Além disso, estão sendo realizados testes rápidos destinados à prevenção e ao tratamento precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS), rastreamento do câncer de mama por meio da solicitação de mamografia, abordagem de usuários para orientações quanto à prevenção do câncer de boca e outros serviços.

NoSUS Coral

NoSus Coral é um projeto desenvolvido pela Unidade de Saúde Vitória, cujo principal objetivo é criar um grupo de promoção da saúde através da música. Segundo a fonoaudióloga e idealizadora do projeto, Aline Pigntaon, o coral é uma oportunidade de fazer amigos e melhorar o humor.

“Esses são fatores importantes para a saúde mental. Além disso, quem participa aprende a respirar enquanto canta, além de memorizar letras e vozes das músicas. Tudo isso ativa áreas específicas do nosso cérebro e trabalha habilidades e funções cognitivas importantes em qualquer idade", explica.


Voltar ao topo da página